3 fatores para o ganho de peso sem motivo aparente

O ganho de peso pode ser decorrente da má alimentação e do sedentarismo. Mas, em alguns casos, é possível que seja por outros motivos menos comuns.

None
Foto Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/02/2017 às 13:00
Atualizado às 13:28

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Na maioria das vezes, o ganho de peso pode ser decorrente da má alimentação e do sedentarismo, contudo, em alguns casos, é possível que os ponteiros da balança subam por outros motivos menos comuns. A seguir, confira 3 fatores que podem favorecer o ganho de peso sem motivo aparente.

mulher magra fita metrica ganho peso

FOTO Shutterstock

1. Sono desregulado

Conforme já foi constatado em inúmeros estudos, dormir poucas horas por noite é uma das razões que podem facilitar o ganho de peso. Isso acontece porque o sono é capaz de influenciar na produção dos hormônios que regulam o apetite. Assim, dormir pouco causa mais fome e, consequentemente, dificulta a manutenção do peso. Além disso, quando a pessoa está cansada, é normal que se exercite menos ao longo do dia.

2. Estresse constante

Quando o corpo vive sob pressão e estresse, uma das consequências pode ser justamente o aumento do peso. A justificativa é simples: o estresse provoca o aumento da produção do hormônio cortisol, que favorece a sensação de fome. Portanto, uma boa solução é praticar alguma atividade física, que vai combater o estresse e contribuir com o emagrecimento saudável.

3. Rotina de treino

Ao começar a fazer academia, o efeito desejado é a perda de peso, certo? Contudo, pode ser que isso não aconteça tão rápido, já que a intensidade do treino pode provocar uma inflamação muscular e o ganho de massa magra (os chamados músculos, que pesam mais que a gordura). Mas a boa notícia é que, apesar do leve ganho de peso, as pessoas que se exercitam com frequência conseguem reduzir medidas.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.