Farinha de coco: aposte nessa versão da fruta para emagrecer

Conheça a farinha de coco, uma versão da fruta que só traz benefícios: reduz o colesterol, combate o diabetes e ainda juda a emagrecer!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/09/2016 às 17:56
Atualizado às 12:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você consegue imaginar um produto que tenha quatro vezes mais fibras do que o farelo de aveia? Pois ele existe: a farinha de coco, que também é três vezes mais potente nesse quesito do que a semente de linhaça triturada e duas vezes mais do que o farelo de trigo. Ela é feita a partir da polpa do coco seco e maduro, que passa por um processo de extração do óleo, e é desidratada e triturada até obter consistência de farelo. Além das fibras, em sua lista de nutrientes não faltam cálcio, ferro, magnésio, proteínas e zinco. Em forma de farelo, a fruta só traz benefícios: reduz o colesterol, combate o diabetes, ajuda no emagrecimento e previne o estoque de gorduras no corpo!

Coco quebrado ao meio com um copo de bebida de farinha de coco

Foto: iStock.com/Getty Images

Faça as pazes com o espelho

A primeira razão de a farinha de coco dar um empurrãozinho na perda de peso se deve à presença de fibras solúveis e insolúveis, que oferecem sensação de saciedade por mais tempo e ajudam no bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e incômodos gastrointestinais. Outro benefício da farinha no emagrecimento é impedir o estoque de gorduras, que prejudicam a saúde e aumentam os ponteiros da balança. “O farelo do coco também contém doses significativas de TCM (triglicerídeos de cadeia média), substâncias que não são armazenadas em forma de gordura, obrigando o organismo a utilizar o depósito acumulado como fonte de energia”, explica Haiana Machado, nutricionista do Rio de Janeiro (RJ).

SAIBA MAIS

9 maneiras de acrescentar fibras à sua refeição

É possível comer fora sem sair da dieta?

Sorvete caseiro é ótima opção para o calor sem sair da dieta

De dentro para fora

Na saúde, mais uma vez, as fibras ganham destaque! Com baixo índice glicêmico, a farinha de coco equilibra as taxas de açúcar no sangue, auxiliando no controle do diabetes; diminui os níveis de colesterol ruim; além de atuar na prevenção e no combate à constipação intestinal. A farinha também favorece a formação de massa magra e fortalece o sistema imunológico, podendo ser consumida por pessoas que têm intolerância ao glúten, como substituta da farinha de trigo.

Farinha x fruta

As duas versões do coco possuem os mesmos nutrientes, só que em diferentes proporções. Por exemplo, a farinha possui menos gorduras e mais fibras do que a forma in natura, que contém uma variedade maior de nutrientes, porém, é mais calórica. Para não atrapalhar a dieta, a nutricionista Haiana recomenda o consumo de 1 colher (sopa) de farinha de coco ao dia, que pode ser misturada a frutas, sopas, iogurtes e shakes. Se preferir, você pode adicionar o pó ao caldo do feijão ou no molho do macarrão, bem como preparar receitas de pães, bolos e biscoitos.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Haiana Machado, nutricionista do restaurante Cria da Terra, do Vertical Shopping, do Rio de Janeiro (RJ)

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.