Praticar exercícios físicos colabora para o desempenho da memória, diz estudo

Uma pesquisa feita pela Universidade da Columbia Britânica revelou que exercícios físicos regulares aparentemente aumentam o tamanho do hipocampo.

- Foto: Freepik

Uma pesquisa feita pela Universidade da Columbia Britânica revelou que exercício aeróbico regular aparentemente aumenta o tamanho do hipocampo, a área cerebral que está relacionada à memória e ao aprendizado. Outros estudos sugerem que indivíduos ativos possuem menos risco de sofrerem de desordens mentais que as sedentárias e um melhor desempenho cognitivo. A prática de exercícios físicos também pode melhorar o quadro de pessoas com demência, reduzindo a perda de funções cerebrais como a memória.

mulher, exercícios físicos, praia

Foto: Freepik

Além disso, vários estudos mostram relações entre uma rotina saudável e não sedentária e melhores desempenhos cognitivos. O neurocirurgião Feres Chaddad explica que hábitos saudáveis estão relacionados a um melhor funcionamento da memória. Isso pode se dar por vários motivos. Um deles é que pessoas que têm o costume de se exercitar costumam dormir melhor, facilitando a fixação das memórias. A prática de exercícios também reduz o estresse e melhora o humor, o que colabora para a memorização de informações.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Feres Chaddad, neurocirurgião.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência