ESTILO DE VIDA

9 erros comuns que impedem você de relaxar

Hoje em dia, com as atribulações do cotidiano sobra pouco tempo para descansar o corpo e a mente. Veja alguns erros comuns que impedem você de relaxar!

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Foto istock.com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/01/2017 às 16:03
Atualizado às 11:08

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Hoje em dia, é difícil fugir da correria: as rotinas são atribuladas, a caixa de e-mail não pára um segundo, tem sempre alguém te procurando nas redes sociais, e sobra pouco tempo para descansar o corpo e a mente. Mas existem algumas práticas do dia a dia que podem mudar isso! Veja alguns erros comuns que impedem você de relaxar e aprenda como mudá-los.

estresse

Foto: Istock.com/Getty Images

Erros comuns que impedem você de relaxar – e como mudá-los

1. Fugir de problemas

Ir empurrando os problemas e os afazeres com a barriga é uma péssima forma de lidar com eles, principalmente se em algum momento você precisa relaxar. Cedo ou tarde, vai ser preciso dar um jeito, então dificilmente será possível se sentir sossegada se você sabe que deve cuidar de um problema. A dica é separar dois momentos na sua rotina: o primeiro para enfrentar suas pendências e o outro para relaxar.

2. Beber muita cafeína

Às vezes, a vontade é ter disposição para enfrentar o dia inteiro e para isso, as pessoas investem em cafés, guaranás e outras bebidas com cafeína. Mas na hora de deitar, é difícil ter sono e conseguir relaxar. A dica é não tomar nenhuma bebida estimulante horas antes de dormir, e adotar práticas relaxantes e saudáveis, como tomar um banho quente, comer alimentos leves e fazer exercícios de relaxamento.

3. Não cultivar amizades 

Fazer novas amizades (e conservar as antigas) ajuda a despertar nossa sensibilidade, se tornando um exercício saudável para a nossa saúde psicológica e afetiva. Ter amigos e poder contar com eles é relaxante, além de desenvolver vários benefícios práticos para a vida: aumenta nossa autoestima, segurança, felicidade, autoconfiança, melhora o humor e nos deixa mais felizes! Nada melhor do que ter um bom amigo, não é mesmo?

valorizar coisas simples piquenique amigos

FOTO: Reprodução/Freepik

4. Dormir mal

Dormir poucas horas por dia, deitar-se muito tarde e não aproveitar as horas de sono são fatores que influenciam significativamente no seu bem-estar. É difícil ficar relaxada quando o corpo está cansado, exausto ou abatido. O ideal é dormir no mínimo 6  horas por dia, consumir alimentos leves antes de se deitar e tomar um café da manhã reforçado assim que acordar. Desse jeito você garante energia para enfrentar a rotina e deixa seu corpo mais preparado! Pequenos erros comuns que impedem você de relaxar podem ser mudados com truques simples.

5. Se alimentar mal 

A alimentação tem relação direta com a forma que seu corpo vai funcionar. Alimentar-se tarde da noite pode levar a uma digestão mais lenta, e portanto uma dificuldade para dormir. Alimentos gordurosos ou com muito açúcar também são inimigos do relaxamento e maléficos para o sono, segundo o médico Dr. Barakat, pós-Graduado em Endocrinologia e Metabologia pela IPEMED.

6. Ir para a academia no fim do dia 

Praticar exercícios ajuda a liberar hormônios que proporcionam bem-estar, mas o fim do dia é um momento que pede que a velocidade seja mais reduzida, justamente para acostumar o corpo ao relaxamento. O fim da tarde costuma ser um horário lotado na academia, e com todo esse barulho, é capaz que seu corpo não consiga descarregar toda a tensão acumulada. O ideal, segundo os especialistas, é reservar um momento do dia para ficar em ambientes mais tranquilos.

mulher fazendo exercícios na academia

Foto: iStock.com/Getty Images

7. Verificar o e-mail pessoal no horário de trabalho 

Ficar toda hora olhando as redes sociais e o e-mail pessoal como uma forma de se abstrair do estresse no trabalho não é exatamente uma solução. Essa atividade faz com que o cérebro não relaxe, já que você precisa retomar o raciocínio e a concentração, e também pode acabar deixando as tarefas acumuladas. O ideal é organizar uma agenda de tarefas e controlar as espiadinhas nas redes sociais. Esse erro é super comum, mas impede você de relaxar. Na hora do estresse, levante-se e dê uma volta, faça um lanche ou alongue o corpo.

8. Não sair do celular 

O celular, a internet e os aplicativos que temos acesso hoje em dia são perfeitos para nos distrair a qualquer momento do dia. Mas um estudo da University of Gothenburg, na Suécia, analisou 4.100 pessoas e identificou uma relação entre o uso constante de internet e o desenvolvimento de problemas de saúde como estresse, depressão e dificuldade para dormir. Então, reduza o tempo no celular para deixar o corpo e a mente mais sossegados (e desconectados!)

9. Fim de semana com muitos compromissos

Se você tem mania de marcar muitos compromissos no fim de semana, sem ter certeza de que vai conseguir cumprir todos, é hora de parar. Isso faz com que o período de folga fique corrido e dá mais lugar para o estresse e a sensação de que você não conseguiu relaxar. Reserve o fim de semana para atividades tranquilas e que te façam bem, como esportes, meditação ou simplesmente ficar em casa de bobeira.

mulher-deitada-cama-relaxar, erros comuns que impedem você de relaxar

FOTO: Shutterstock.com

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