Connect with us

O que você está procurando?

Não pedir ajuda quando é preciso pode prejudicar uma ou mais vidas. Elaboramos quatro dicas de como deixar de lado a dificuldade de solicitar um auxílio.
- Foto: Creativeart/Freepik

Pedir ajuda: quatro dicas para deixar o orgulho de lado

Não pedir ajuda quando é preciso pode prejudicar uma ou mais vidas. Elaboramos quatro dicas de como deixar de lado a dificuldade de solicitar um auxílio.

A vida na infância tem como uma de suas características principais a dependência de alguém para fazer as coisas. Pedir ajuda é a grande solução encontrada pela criança para superar suas limitações em curto prazo, tendo ela nenhuma vergonha em solicitar um auxílio. Porém, no decorrer do crescimento, as coisas são capazes de mudar. A pessoa pode obter tamanho grau de autonomia que passa a se sentir autossuficiente, deixando de pedir ajuda quando preciso ou até mesmo recusar uma assistência.

 

Imagem: Creativeart/Freepik

 

Quando pedir ajuda?

O problema é quando ela realmente necessita de ajuda, mas acredita que pedir seria uma forma de mostrar incompetência. “Tudo depende do repertório de vida da pessoa. De como ela foi criada, de como ela aprendeu o princípio de independência, ou como ela associa pedir ajuda ao fracasso, por exemplo. Mas não dá para avaliar de forma generalizada este assunto. Cada caso é diferente do outro. No entanto, é importante termos consciência do que efetivamente nos impede de pedir ajuda”, observa  Flávio Resende, jornalista, empresário e coach com formação em Coaching Ontológico e Pós-graduação em Coaching, pela Homero Reis Consultores Associados.

Para isso, elaboramos quatro dicas de como deixar de lado a dificuldade de pedir ajuda:

“Não consigo sozinho” – A aceitação de alguma limitação é um dos primeiros passos e um dos mais difíceis no processo de pedir ajuda. É importante que o indivíduo tenha a noção de que não obteve sucesso na tentativa de resolver o problema, ou não sabe como prosseguir em tal etapa, ou que não esteja confiante com a maneira apresentada por ele para a solução da questão.

“Meu problema é exatamente o que?” – A questão auxilia quem possui dificuldade em pedir ajuda a ser mais precisa na requisição de tal. Perceber qual o momento do processo em que começa a encontrar obstáculos ou a sentir receios garante um melhor retorno de quem for ajudar.

“Preciso falar com você” – Existem vários tipos de problemas, os quais podem ser mais de questão privativa ou algo profissional. Então, escolher uma pessoa que você acredita ser adequada para resolver seu problema, sendo esta aberta e disposta a te ajudar, facilita ao pedir ajuda.

“Podemos conversar em outro lugar?” – Às vezes, o ambiente pode atrapalhar quem considera pedir ajuda algo complexo. No trabalho, por exemplo, a pessoa pode se sentir exposta, justamente em um momento no qual ela não gostaria de ser o centro das atenções.

 

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Pequenas iniciativas podem melhorar sua rotina em 2017 e gerar grandes mudanças no seu cotidiano. Que tal começar o ano com o pé direito?

Estilo de vida

Autoestima baixa? Saiba que esse problema é alimentado por seus pensamentos e pode ser mudado com algumas atitudes simples para se amar mais

Moda & Beleza

Confira a tendência que é febre no universo fashionista, saiba como combinar anéis de falange com outros anéis criando um mix de acessórios.

Entretenimento

Já imaginou viver sem chave, sem jornal ou sem a lâmpada que conhecemos? Listamos 10 objetos que não serão mais usados daqui 50 anos. Confira!

Moda & Beleza

Inspire-se no estilo de Giovanna Ewbank, atriz e modelo fashionista que arrasa nos looks e nas redes sociais. Confira 9 looks da it girl e copie já!

Receitas

Deliciosa da primeira a última garfada, essa receita de empadão de carne moída na travessa é uma ótima opção de prato para os almoços em família.

Entretenimento

Confira 10 vezes em que as famosas repetiram o look sem medo. Entre elas estão atrizes, cantoras, blogueiras e personagens influentes do mundo da política.

Estilo de vida

O grande responsável pela resolução de problemas no cérebro é o raciocínio lógico. Entenda o que é essa habilidade e como estimulá-la