ESTILO DE VIDA

Descubra como o desgaste emocional pode prejudicar o seu organismo

Existem diversos sintomas físicos causados pelo desgaste emocional. Confira alguns deles e descubra se os seus sentimentos estão fora de controle!

None
As oscilações de humor frequentes, assim como o estresse e a ansiedade em demasia, podem prejudicar o organismo. FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/03/2017 às 13:10
Atualizado às 13:33

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando a pessoa está sobrecarregada de problemas e tem o seu lado emocional abalado, pode sentir no corpo as consequências. É o que os especialistas em saúde costumam chamar de somatização. “Ela é caracterizada por inúmeras queixas de sintomas que, por mais que se insista na investigação médica, não é possível serem associados a uma doença de origem física. Nada de concreto é encontrado”, explica a psicóloga e terapeuta Karina Rodrigues. Confira a seguir como algumas partes do corpo podem sofrer com o desgaste emocional:

emoções

As oscilações de humor frequentes, assim como o estresse e a ansiedade em demasia, podem prejudicar o organismo. FOTO: Shutterstock

CÉREBRO

Dificuldades de concentração, de memória de aprendizagem são alguns problemas causados pela carga emocional excessiva.

CORAÇÃO

Taquicardia é o sintoma mais comum no órgão quando uma forte emoção se manifesta. No entanto, o cuidado nessa parte do corpo precisa ser redobrado, pois o infarto, que muitas vezes pode ser fatal, pode ser considerado um problema sério decorrente de um forte sentimento repentino (claro que, somado a outros fatores acumulados).

SISTEMA DIGESTIVO

O aparelho gastrointestinal é supersensível às emoções negativas. Isso porque problemas como úlceras, gastrites, prisão de ventre, diarreia e muitos outros são conhecidos como sintomas clássicos de uma mente sobrecarregada.

emoções

É preciso prestar atenção aos sinais que o corpo mostra quando suas emoções estiverem descontroladas. FOTO: Shutterstock

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Sensação de falta de ar e aperto no peito são as características mais comuns que afetam o pulmão quando o assunto é a falta de controle emocional.

PELE

Dermatite, espinhas, ressecamento dos lábios… O maior órgão do corpo humano pode ser influenciado diretamente pelo estado emocional, o que pede um cuidado especial.

SISTEMA AUTOIMUNE

Gripes e resfriados frequentes, aftas ou até mesmo o aparecimento de herpes pode indicar que o sistema imunológico não está tão forte o quanto deveria. E isso, muitas vezes, se deve ao fato de os sentimentos estarem descontrolados, sabia?

LEIA TAMBÉM

Consultoria Karina Rodrigues, psicóloga e terapeuta