Connect with us

O que você está procurando?

Será que os animais conseguem controlar as emoções igual os seres humanos faz? Descubra o que a ciência diz sobre o assunto!
- FOTO: Shutterstock Images

Será que os animais conseguem controlar as emoções? Descubra!

Será que os animais conseguem controlar as emoções igual os seres humanos faz? Descubra o que a ciência diz sobre o assunto!

Quando bate a vontade de rir ou de chorar, é preciso muito treinamento para ser discreto e não demonstrar isso nas expressões faciais. Essa capacidade de fingir sentimentos é exclusiva do ser humano, segundo o especialista em comportamento Jaak Panksepp, da Universidade Estadual de Bowling Green, nos Estados Unidos.

Isso se deve à autorreflexão: o homem entende o que está sentindo e por que está sentindo – isso na maioria das vezes, já que os sentimentos também são capazes de provocar uma verdadeira bagunça na cabeça.

 

mulher-loira-animais conseguem

FOTO: Reprodução

 

Já os outros animais não possuem essa consciência mas, apesar disso, conseguem sentir vários tipos de emoção. Segundo Panksepp, a raiz das emoções se encontra em regiões do cérebro tais como o sistema límbico, primitivo e presente em todos os mamíferos.

Uma dessas emoções primitivas é o humor. Vamos deixar pra lá a certa obrigação que os humanos têm de sorrir sempre para parecerem simpáticos e pensar na vontade real de esboçar um sorriso e até de rir até a barriga doer. Os pesquisadores acreditam que o riso humano tenha evoluído dos barulhos que os primatas faziam durante brincadeiras de luta, o que indicava que as atitudes eram diversão e não uma briga de verdade.

 

homem-cachorro-rindo-dança

FOTO: Reprodução

 

Em um experimento da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, o resfolego de chimpanzés, bonobos, gorilas e orangotangos induzido por cócegas foi gravado e comparado ao riso humano. A psicóloga Marina Davila-Ross descobriu que a similaridade vocal entre as espécies combinava com suas relações evolutivas.

Por exemplo: chimpanzés são os parentes mais próximos dos humanos, por isso apresentaram o tipo de resfolego mais parecido com o riso, enquanto os gorilas, que são parentes muito mais distantes, emitem ruídos menos parecidos com a risada.

 

macaco-animal-rindo-emoção

FOTO: Reprodução

 

Os mamíferos têm tendência inata para brincar porque, segundo os pesquisadores, a interação ajuda a testar limites e descobrir oportunidades de se viver em grupo, aprendendo habilidades que seriam importantes à sobrevivência. Para o biólogo Marc Bekoff, da Universidade do Colorado Boulder, nos Estados Unidos, é a necessidade de diversão que leva os animais a fazerem brincadeiras.

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Redação Alto Astral  Edição: Nathália Piccoli

Advertisement

Estilo de vida

Confira como se comunicar em espanhol em atrações turísticas e ao requisitar serviços bancários durante sua viagem para o exterior!

Estilo de vida

Após vermos como se comunicar em espanhol em lanchonetes e restaurantes, o Portal Alto Astral traz frases que irão ajudar na hora de fazer compras.

Entretenimento

Você sabe quais são as espécies com maior inteligência animal? Fizemos um Top 10 com os bichinhos responsáveis pelas mais diferentes proezas. Confira!

Estilo de vida

Parece mais não é! Conheça a história e as curiosidades da raça Bichon Frisé. Conhecido também como Bichon Tenerife, esse cãozinho é muito dócil e alegre

Estilo de vida

Já pensou em pegar uma mala e viajar pelo mundo? Um casal está fazendo isso com o filho e registrando cada momento fofo da criança. Veja as fotos e babe!

Entretenimento

Bela Gil e Rodrigo Hilbert estão no programa especial de culinária para o fim do ano. Conheça o "Ceia Secreta" e inspire-se para a sua ceia. Confira!

Receitas

Aprenda a fazer um delicioso frango com quiabo, tomate e cebola! Confira a receita e faça agora mesmo em casa! São só 30 minutinhos para ficar pronta!

Receitas

O fricassê de carne moída é a mistura ideal para quem não tem muito tempo. Prático e rápido, o fricassê rende muito e fica uma delícia! Confira a receita!