Dieta da água morna: derreta até 2Kg em 1 semana sem loucuras!
Dieta da água morna emagrece mesmo! A nutricionista Bruna Barreto preparou o cardápio acessível e listou os benefícios saúde desse processo. Saiba mais!
porRedação Alto Astral Publicado em 10/03/2017 às 12:35 Atualizado às 12:06
COMPARTILHE
A dieta da água morna funciona mesmo, sem que você tenha que fazer loucuras para perder peso. São muitas as dúvidas a respeito da temperatura ideal da água e dos efeitos que ela causa quando o assunto é emagrecimento. A alternativa é uma das melhores, já que além de reduzir medidas, também cuida da saúde de todo o organismo.
A nutricionista Bruna Barreto, pós-graduada em nutrição esportiva e estética e supervisora de nutrição do Hospital Niterói D’Or, bateu um papo com o portal Alto Astral e explicou tudo o que você precisa saber sobre a dieta da água morna. Veja a seguir, o CARDÁPIO e muito mais!
O jeito certo de beber água morna
“Uma pesquisa realizada na Universidade Virgínia Tech, nos Estados Unidos, indicou que consumir de dois a três copos de água antes das refeições favorece o controle do apetite e, consequentemente, a ingestão de uma quantia menor de calorias”, diz a nutricionista.
A ideia é bem simples:
1 copo (300ml) de água morna ao acordar
1 copo (300ml) de água morna 15 minutos antes do café da manhã
1 copo (300ml) de água morna 15 minutos antes do almoço
1 copo (300ml) de água morna 15 minutos antes do jantar
“A filosofia oriental prega que esse hábito diminui a fome, reduz a ansiedade e controla os desejos desnecessários por comida, também conhecidos como gula, que possam surgir eventualmente ao longo do dia. O que acontece é que com a água morna, o estômago acalma e demora mais tempo para que seja esvaziado. Por consequência, o resultado é a diminuição do apetite”, explica a nutricionista.
Imagina só secar até 2Kg em apenas sete dias? Pensando nisso, a nutri Bruna Barreto passou um cardápio completo. Ele pode ser seguido sem intervalos, mas é importante que você tenha a ideia de que estará optando por uma alimentação equilibrada, ou seja, não é necessário radicalizar, pelo contrário. Varie as opções e adquira o hábito. Os resultados podem ser ainda melhores se você associar com a rotina de exercícios físicos.
1 | 14
Café da manhã: 300ml de água morna 15 minutos antes de comer, 1 fatia de pão integral ou 1 tapioca + 1 colher (chá) cheia de requeijão, manteiga ou cottage e 1 xícara de chá verde. - Foto: iStock
2 | 14
Lanche da manhã: 1 banana média + 1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada. - Foto: iStock
3 | 14
Almoço: 200ml de água morna com 1/2 limão espremido 15 minutos antes de comer, 4 colheres (sopa) de arroz integral ou quinoa, 1 concha de feijão, 100g de carne grelhada, 1 prato de de folhas verdes com um fio de azeite + 1 colher (sopa) de vinagre de maçã + 1 fatia de abacaxi. - Foto: iStock
4 | 14
Lanche da tarde: 150ml de iogurte natural com aveia + 1 colher de sobremesa de linhaça dourada. - Foto: iStock
5 | 14
Jantar: 200ml de água morna 15 minutos antes de comer, 100g de frango grelhado, 3 colheres (sopa) de arroz integral ou quinoa, 1 prato (sobremesa) de salada e 2 colheres (sopa) chuchu cozido com cheiro-verde. - Foto: iStock
6 | 14
Ceia: 1 fatia de queijo frescal ou 1 iogurte natural. - Foto: iStock
7 | 14
Além desse cardápio equilibrado, pedimos para a nutricionista Bruna Barreto listar os principais benefícios da água morna para a saúde. Emagrecer não precisa ser um processo que judia do seu organismo. Veja:
8 | 14
Os efeitos da água morna nos ossos: "Alivia doenças como o reumatismo e a arteriosclerose, entre muitas outras", afirma a nutricionista Bruna Barreto. Também melhora a circulação. Exemplo é a situação contrária: "beber água fria ou gelada é como colocar os órgãos dentro de um freezer, ou seja, suas funções ficam afetadas e pode haver uma diminuição na circulação sanguínea"- Foto: iStock
9 | 14
Os efeitos da água morna nos rins: "Ajuda a eliminar os resíduos do organismo através dos rins, poros e os demais órgãos que cumprem essas funções." - Foto: iStock
10 | 14
Os efeitos da água morna para pele e cuidados com a beleza: "Equilibra o pH, já que ajuda a reduzir a acidez total do corpo. Deixa a pele ainda mais bonita e saudável, entre outros benefícios", explica Bruna. - Foto: iStock.
11 | 14
Os efeitos da água morna nas dores e sintomas: "Tomar água gelada pode levar a um desequilíbrio na temperatura corporal". Por isso, a água morna alivia sintomas de dores de cabeça, além de irritabilidade, falta de energia. "Pode diminuir ou até mesmo eliminar esses sintomas, já que restabelece o fluxo de energia dentro do corpo", explica Bruna. - Foto: iStock
12 | 14
Os efeitos da água morna na manutenção dos órgãos: "O hábito prolongado de consumir água gelada pode levar à desidratação dos órgãos que, como resultado, ficam contraídos e se tornam mais lentos. Embora leve anos para ocorrer, essa desidratação pode ser revertida com o consumo diário de água morna, que tem a capacidade de ativar os órgãos que estavam em um estado quase que de hibernação", explica a especialista. Foto: iStock
- Hidrata e mantém o bom funcionamento do organismo
13 | 14
Os efeitos da água morna no intestino: "Alivia gases, dores abdominais e digestão lenta", pontua a nutricionista Bruna Barreto. - Foto: iStock.
14 | 14
Existe um limite diário? “Não existe um número máximo e mínimo de ingesta de água morna, porém o recomendado é o uso antes das principais refeições. Entende-se que acima disso já é um consumo excessivo, já que as demais refeições são menos calóricas e o benefício no consumo da água morna não seria tão bem aproveitado.”
Contraindicações: a dieta da água morna não deve ser feita por pacientes de hemodiálise. No geral, “como o cardápio visa manter uma alimentação equilibrada com consumo de alimentos ricos em fibras, com baixo teor calórico, com aporte proteico adequado, o cardápio em questão não tem contraindicação, fora a indicada”.
A importância do acompanhamento nutricional: “toda e qualquer reeducação alimentar deve ser orientada por um profissional especializado e deve se dá de maneira individualizada”.
O que ciência diz sobre a dieta da água morna
Não existem evidências científicas de que a água morna é o fator fundamental do emagrecimento, mas, segundo o que Bruna explicou, muitos profissionais da área afirmam, com experiência, que a água na temperatura aumenta o metabolismo e ajuda na queima de gorduras. “Para os pesquisadores, o que ocorre é que a água eleva o metabolismo basal, aumentando a necessidade do organismo por energia, e consequentemente mobilizando os estoques de gordura.”
A nutricionista completa: “Pesquisas recentes sugerem que consumir água antes das principais refeições ajuda no controle das porções e também contribui para um melhor controle do apetite ao longo do dia. Beber água em quantidades adequadas também contribui para um melhor funcionamento do fígado e do intestino, dois órgãos responsáveis por eliminar toxinas e contribuir para a diminuição das inflamações. Quanto mais inflamado está um organismo, maior pode ser o acúmulo dos quilinhos em excesso.”