ESTILO DE VIDA

6 dicas para tratar corretamente os machucados das crianças

Cair é completamente normal na infância! Saiba como tratar os machucados das crianças de maneira correta para que elas não tenham problemas mais graves

None
Acalme a criança antes de tratar o machucado | FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/05/2017 às 11:12
Atualizado às 12:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Tem vontade de colocar seu filho em algum esporte, mas teme que ele se machuque? Saiba que essa situação ajuda a criança a se desenvolver e aprender a lidar com desafios. “O desafio é lidar com o machucado do tamanho que ele se apresenta e não do tamanho que o medo o apresenta. Machucar-se é parte natural do esporte ou da brincadeira, pois pode ser complementar ao aprendizado e desenvolvimento da segurança para superação de desafios”, explica a psicóloga Daniella Freixo de Faria. Veja algumas dicas para tratar os machucados das crianças, caso eles aconteçam!

Como tratar os machucados das crianças

1. O primeiro passo deve ser a higienização das mãos de quem vai cuidar do machucado com água e sabão ou com álcool em gel.

2. Depois disso é importante higienizar os machucados das crianças com água e sabão eliminando qualquer sinal de sujeira. 3. Caso haja sangramento, após higienizar o local, é importante comprimir a região com uma gaze ou pano limpo, fazendo uma leve pressão por alguns minutos. Na maioria dos casos, o sangramento é interrompido.

4. A aplicação da pomada antiobiótica ajuda a prevenir ou tratar o início de possíveis infecções. Para finalizar, cubra o local com bandagem impermeável.

5. As “casquinhas” dos machucados devem ser mantidas no local, pois têm o papel importante de proteger a região afetada.

6. Caso o machucado seja profundo, como um corte com objeto perfurante, ou que haja dúvida em relação à gravidade do mesmo, dirija-se imediatamente ao hospital mais próximo.

LEIA TAMBÉM: