Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Com essas dicas, você vai ficar muito mais disposto após aquela noite mal dormida
Com essas dicas, você vai ficar muito mais disposto após aquela noite mal dormida - Shutterstock

Estilo de Vida

Dicas para “acordar” após uma noite mal dormida

Quando se tem uma noite mal dormida, pode ser difícil vencer a sensação de peso e fadiga, mas essas táticas podem te ajudar

Um bom sono é extremamente importante para a saúde, o bem-estar e para passar os dias com mais entusiasmo. O mais indicado, nesse sentido, é dormir profundamente por pelo menos oito horas por noite. Contudo, isso é bem mais complicado de fazer do que de falar, não é mesmo?

No dia a dia, por várias razões, aparece de vez em quando uma noite mal dormida e não dá para simplesmente tirar uma folga no dia seguinte para compensar o sono perdido. Isso causa uma variedade de problemas, afetando negativamente a capacidade de tomada de decisões, a memória e a atenção e aumentando sintomas de ansiedade e depressão.

Assim, nessas ocasiões, é preciso usar algumas estratégias para recuperar um pouco da disposição. Veja a seguir alguns truques indicados pelo médico nutrólogo Dr. Ronan Araujo:

Soneca breve

Para “limpar a névoa” de uma noite mal dormida, a primeira recomendação é uma soneca breve. Limitar esse repouso a 30 minutos pode prevenir a inércia do sono e revitalizar as funções cognitivas comprometidas.

Consumo de cafeína

A cafeína ajuda a trazer um temporário estado de alerta e cognição. Todavia, preste atenção na quantidade, viu? Embora benéfica nessa situação, a cafeína em excesso tem seus efeitos adversos, como ansiedade e aumento da frequência cardíaca.

Atividade física

Essa é outra poderosa aliada após uma noite mal dormida! A atividade física combate os efeitos da provação de sono tanto a curto quanto a longo prazo.

Exposição à luz natural

A exposição à luz natural, especialmente ao meio-dia, pode aumentar significativamente o estado de alerta. Inclusive uma caminhada ao sol é uma excelente forma de combinar os benefícios da luz com os do exercício. Dois bons hábitos em um!

Melhorar a rotina de sono nos dias seguintes

Apesar de todas essas dicas ajudarem, elas não substituem um bom sono. Por isso, após uma noite mal dormida, a única forma de resolver mesmo o problema é garantir um sono melhor nos dias seguintes.

“Isso significa criar um ambiente propício ao descanso, estabelecer uma rotina relaxante antes de dormir e priorizar o sono como um componente essencial do bem-estar geral. O sono não é apenas um período de descanso, mas um estado ativo essencial para a recuperação física e mental, crucial para manter a saúde e melhorar a qualidade de vida” diz o Dr. Ronan Araujo.

Além disso, o especialista destaca que é crucial tomar alguns cuidados no dia após uma noite mal dormida. Evite dirigir e adapte as suas demandas ao longo do dia para que a fadiga não cause problemas ainda mais graves.

Mais notícias como essa

Pets

Veterinária ensina truques e esclarece mitos sobre como fazer o cachorro aprender a fazer xixi no local adequado para isso

Beleza

Repletos de nutrientes, os hidrolatos oferecem hidratação profunda e uma sensação calmante para a pele

Beleza

O transplante capilar no couro cabeludo é bem conhecido, mas você sabia que ele também existe esse procedimento para a sobrancelha?

Casa & Decor

Veja alguns truques para tirar manchas de mofo das roupas e saiba o que fazer para prevenir esse problema