Diabetes: 6 alimentos que afastam a doença e controlam a glicemia

O diabetes é uma doença que pode ser controlada por meio da alimentação. Por isso, escolher bem o que se leva à mesa é essencial para o bem-estar!

None
Aveia: acrescida à alimentação, pode proporcionar ao diabético muitos benefícios. Isso acontece porque ela é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, libera a glicose lentamente no organismo, proporcionando mais controle a quem sofre da doença. F...

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/04/2017 às 08:54
Atualizado às 13:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Parece clichê, mas uma refeição colorida faz toda a diferença quando o assunto é saúde. Manter a glicemia no nível ideal, por exemplo, é apenas um dos benefícios oferecidos por uma alimentação que contemple todos os nutrientes essenciais para o seu dia a dia. “Ter um controle adequado sobre a quantidade e a qualidade de carboidrato na dieta é a melhor solução. Evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos simples é uma excelente forma de controlar os níveis glicêmicos e afastar o diabetes”, destaca o nutricionista esportivo Rogerio Oliveira. Pensando nisso, separamos seis alimentos para não errar no prato. Confira!

Diagnóstico

Para que o diabetes seja detectado, alguns exames devem ser feitos:

Glicemia em jejum: é o primeiro teste realizado para verificar se uma pessoa possui diabetes. Através do exame de sangue, com pelo menos oito horas em jejum, os valores devem estar entre 70 e 99mg/dl de sangue.

Glicemia pós-prandial: mede-se a taxa glicêmica até duas horas após as principais refeições (café, almoço ou jantar). Os valores considerados normais não devem ultrapassar 126mg/dl.

Curva glicêmica: administra-se 75g de glicose por via oral (ou 1,75g/kg de peso em crianças) quando a pessoa está em jejum. Mede-se a glicemia duas horas após esse processo. Tanto um valor entre 100 e 125mg/dl, encontrado em jejum, quanto níveis entre 140 e 200mg/dl evidenciam intolerância à glicose (pré-diabetes). Já uma glicemia superior ou igual a 200mg/dl confirma o diagnóstico de diabetes.

Tratamento para o diabetes

A cura para o diabetes ainda não foi encontrada, porém existem tratamentos para que o diabético tenha uma excelente qualidade de vida. A forma de tratar vai depender do tipo de diabetes diagnosticada, podendo ser baseada apenas no controle da alimentação, no uso de hipoglicemiantes orais (remédios que diminuem a glicemia) ou até mesmo de insulina. O importante para qualquer tratamento no controle da glicemia é alimentar-se de forma equilibrada, incluir a prática de exercícios fí- sicos na rotina e seguir as recomendações do endocrinologista.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.