Descubra quais as funções dos carboidratos no corpo humano

Os carboidratos andam sendo substituídos nos cardápios de quem quer perder peso. Porém, antes deste decisão, conheça também seus benefícios.

- Foto shutterstock.om

Formados por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio, os carboidratos são os responsáveis por fornecer energia ao corpo. Armazenados no fígado, nos músculos (glicogênio) e no sangue (glicose), eles ainda desempenham outras funções no organismo. No entanto, o excesso do nutriente na dieta pode trazer alguns malefícios à saúde, como o aumento do peso e o descontrole da glicemia, no caso dos diabéticos. Consumir ou não carboidratos deve ser uma decisão estudada com o auxílio de uma nutricionista, que vai passar o cardápio ideal para cada tipo de pessoa.

 

médico e paciente

Foto Glow Images/Latinstock

 

No corpo

Os carboidratos, quando convertidos em glicose (açúcar) no organismo, são responsáveis por regular o metabolismo proteico, ou seja, uma quantidade adequada do nutriente no corpo impede que as proteínas se tornem a segunda opção para produzir energia, mantendo-as nas suas principais funções, que é a de construir os tecidos. Os carboidratos ainda são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso central, isso porque a glicose é o principal combustível para o cérebro, sendo responsável pela integridade funcional dos tecidos nervosos.

 

Pães, macarrão

Foto shutterstock.om

 

Onde encontrá-los?

São ricos em carboidratos alimentos como pães, massas, batatas e arroz. O indicado é consumi-los em todas as refeições. Desta forma, em uma alimentação equilibrada, eles devem estar presentes entre seis e 11 porções ao dia. A maioria dos alimentos contém carboidratos, alguns em grandes quantidades, outros nem tanto.

Sem excessos

Apesar de serem essenciais para a produção de energia no corpo, os carboidratos em demasia podem gerar sérios problemas à saúde, tais como aumento do peso, do colesterol e da glicemia, podendo desencadear o diabetes. O excesso do nutriente ainda tende a proporcionar outros malefícios ao bem-estar.

 

alimentos integrais

FOTO: Shutterstock

 

Trocas benéficas

Quem busca por emagrecimento e quer ganhar mais saúde deve apostar no consumo de alimentos integrais. Eles possuem quase as mesmas quantidades de calorias que os refinados, no entanto, dão um show quando o assunto é a quantidade de fibras. “Elas são importantes na alimentação porque aceleram a passagem dos produtos residuais do organismo, absorvem substâncias perigosas (toxinas) e mantêm o tubo digestivo saudável”, conta a nutricionista Elaine Pádua.

Saiba mais: 

10 dicas sobre como cuidar da saúde dos olhos

Ansiedade pode ser diagnosticada com teste de saliva

Psicoterapia: o que a técnica pode fazer por você

Consultoria Elaine Pádua, nutricionista

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência