Você sabia que a doença acomete cerca de 300 milhões de pessoas no mundo? Saiba quais são as principais características da asma!
por Redação Alto AstralPublicado em 29/08/2017 às 09:00 Atualizado às 14:02
Quem sofre de asma conhece muito bem o transtorno de passar por uma crise. Podendo ser iniciada por inúmeras razões, o desconforto tem como ser evitado ou, pelo menos, amenizado, se alguns cuidados forem tomados. Para isso, o primeiro passo é descobrir a causa do problema e, logo após, aprender a controlá-lo. A seguir, confira as atitudes que devem ser adotadas no caso de uma crise de asma!
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a asma atinge mais de 22 milhões de brasileiros. É uma doença inflamatória crônica que leva à resposta exagerada dos brônquios a estímulos como agentes irritantes, fatores climáticos e emocionais. Contraídos, os bronquíolos (pequenos canais de ar dos pulmões) limitam o fluxo de oxigênio, causando falta de ar e chiado no peito. Diferentemente da bronquite, a asma não tem cura, mas pode ser controlada. O tratamento é para a vida toda, porém, seguindo as recomendações médicas, é possível reduzir as crises. “Por mais que tenha uma base genética, o que significa que o paciente nasce com uma predisposição para o desenvolvimento da doença, a sua ocorrência depende muito da interação do indivíduo e o meio ambiente. A manifestação do problema dependerá da exposição a diversas substâncias que estão em suspensão no ar e podem desencadear o processo alérgico, aquele que conhecemos como sensibilização, como ácaros, mofo, poeira e pelo de cão e gato”, esclarece o pneumologista Rodrigo Athanazio.
A seguir, conheça quais são os principais desencadeadores das crises de asma
É necessário ter alguns cuidados para evitar que as crises apareçam. Manter a casa limpa e não entrar em contato com muita poeira pode ser essencial para evitar os problemas! FOTO: Shutterstock.com
Existem algumas atitudes que podem melhorar ou, até mesmo, diminuir a frequência com que as crises de asma aparecem. “Os pacientes com a doença devem garantir um bom controle ambiental, evitando contato com substâncias que pioram seus sintomas. Além disso, é fundamental a vacinação anual para gripe e para pneumonia. O uso adequado e boa adesão aos medicamentos também são fundamentais”, destaca Rodrigo.
Algumas atitudes podem ser tomadas para diminuir o problema. São elas:
Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Rodrigo Athanazio, pneumologista
LEIA TAMBÉM:
Leia também