ESTILO DE VIDA

Confiras 10 dicas para conviver bem com o diabetes!

Às vezes a única saída é aprender conviver para amenizar os sintomas da doença. Para quem sofre com o diabetes, confiras algumas dicas.

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/08/2016 às 19:52
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Às vezes a única saída é aprender conviver para amenizar os sintomas da doença. O paciente com diabetes precisa aprender alguns macetes, a fim de garantir qualidade de vida. Confira 10 dicas de como viver bem com a doença e se cuidar dos possíveis riscos que ela traz!

Maçã, uvas, halter, diabetes

Foto iStock.com/Getty Images

1 – FRACIONE AS REFEIÇÕES: comer pequenas quantidades várias vezes ao dia é a primeira recomendação para controlar melhor a glicemia e o peso corporal. Entre as principais refeições, consuma lanches leves.

2 – PRIORIZE OS ALIMENTOS NATURAIS: em vez de comprar produtos enlatados, como milho, ervilha e sardinha, que tal levar os naturais, que são livres de conservantes e excesso de sódio? Frutas, legumes, verduras, carnes e cereais integrais devem ser priorizados no lugar de biscoitos, doces e fast food.

mulher bebendo água

Foto iStock.com/Getty Images

3 – BEBA BASTANTE ÁGUA: intestino e rins são os órgãos que mais necessitam do líquido, pois eles ajudam a eliminar as toxinas do corpo. A quantidade necessária varia de pessoa para pessoa, mas a recomendada são 2 litros por dia.

5 – TROQUE OS ALIMENTOS REFINADOS PELOS INTEGRAIS: arroz, pães e massas integrais oferecem mais fibras e outros nutrientes, como vitaminas do complexo B. Já os refinados, além de serem menos nutritivos, elevam rapidamente a glicose sanguínea.

6 – FAÇA OS EXAMES BÁSICOS ANUALMENTE: é essencial verificar os níveis de colesterol e triglicérides, além do funcionamento da tireoide, dos rins e da função hormonal.

7 – REDUZA SUAS TAXAS DE COLESTEROL: muitas vezes, manter uma dieta equilibrada já é o suficiente para baixar o colesterol, porém, algumas pessoas necessitam de medicamentos.

8 – DURMA BEM: a qualidade e a quantidade de sono são importantes para regular as funções do organismo, como a liberação de neurotransmissores e de hormônios, como a insulina. 

Homem, fumando, vícios

Foto Shutterstock.com

9 – NÃO FUME: o cigarro potencializa as complicações do diabetes e aumenta o risco de infartos.

10 – TRATE OS FERIMENTOS IMEDIATAMENTE: Quando não cicatrizados corretamente, até mesmo os pequenos machucados podem iniciar uma infecção grave. Assim, quando houver qualquer ferimento, consulte o médico imediatamente para tratar da forma correta.

Saiba mais:

Acabe com o vício: conheça os riscos que o cigarro traz à saúde

Combinações poderosas para afastar 5 problemas de saúde

3 lesões que podem comprometer a saúde de quem corre