Connect with us

O que você está procurando?

O cigarro causa dependência e apresenta substâncias que fazem mal a todo o organismo: pele, coração, estômago e outros órgãos sofrem com o vício.
- FOTO: iStock e Getty Images

Acabe com o vício: conheça os riscos que o cigarro traz à saúde

O cigarro causa dependência e apresenta substâncias que fazem mal a todo o organismo: pele, coração, estômago e outros órgãos sofrem com o vício.

Fumar é um hábito cada vez menos frequente entre os brasileiros: atualmente, 10,8% da população ainda tem o cigarro como um vício, sendo que os números representam uma queda de 30,7% no percentual de fumantes nos últimos nove anos. Entretanto, o ideal seria que todas as pessoas tivessem consciência dos malefícios que o cigarro causa ao organismo.

Então, como hoje é Dia Nacional de Combate ao Fumo, chegou a hora de melhorar esse cenário, descobrindo todos os riscos que o cigarro traz à saúde.

 

O vício em cigarro é prejudicial à saúde

FOTO: Shutterstock

 

Substâncias encontradas no cigarro

Ao fumar, são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, e pelo menos 69 são cancerígenas. Algumas são estimulantes e levam ao vício, como a nicotina. Confira as principais:

• Nicotina: causa dependência e age como vasoconstritora, elevando a pressão arterial e os batimentos cardíacos, além de descontrolar as taxas de colesterol. Após o efeito estimulante, vem o tranquilizante – por isso, muitos fumantes recorrem ao cigarro para aliviar o estresse. Pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que, quando consumidas pela primeira vez, a nicotina e a cocaína acionam os mesmos mecanismos do cérebro.

 

SAIBA MAIS:

Descubra se parar de fumar engorda

10 mitos e verdades sobre deixar o fumo de lado

Fumar maconha durante a gestação prejudica o feto?

 

• Monóxido de carbono: é o mesmo gás liberado pelo escapamento dos automóveis. Diminui a oxigenação do sangue e, por isso, reduz o desempenho em atividades físicas, a capacidade de cicatrização e a absorção de nutrientes no organismo.

• Alcatrão: reúne elementos cancerígenos como polônio, chumbo, arsênio (que está presente em inseticidas), cádmio (usado na fabricação de pilhas e baterias) e fósforo P4/ P6 (encontrado em veneno de rato e produtos de limpeza).

• Amônia: reduz a acidez da fumaça do cigarro, colaborando para maior absorção da nicotina e, consequentemente, contribuindo para a dependência. É uma substância corrosiva.

 

O cigarro causa dependência e inúmeras doenças

FOTO: iStock e Getty Images

 

Consequências em todo o corpo

Ossos fracos: a menopausa é antecipada, fator de risco para a osteoporose. A massa óssea também é afetada, e alguns estudos sugerem a relação entre o cigarro e a redução de osteoblastos, células que sintetizam a massa óssea.

Sem ar: bronquite, câncer, enfisema e outros problemas se desenvolvem nos pulmões. O aproveitamento do oxigênio é prejudicado e, com o tempo, o fumante perde o fôlego até mesmo em repouso.

Até no sistema digestivo: a nicotina aumenta a acidez do estômago, o que pode provocar gastrite. Os riscos de desenvolver tumores no órgão também aumentam.

Sorriso amarelo: além do escurecimento dos dentes, o fumo também torna as gengivas mais sensíveis a inflamações.

Velhice cedo demais: aumenta a produção de radicais livres, substâncias altamente reativas que danificam as células, causando seu envelhecimento. Surgem, assim, as rugas e a pele perde a vivacidade.

Visão afetada: o índice de catarata em fumantes é 40% maior do que em quem não fuma. O problema se caracteriza pela opacificação do cristalino, lente natural do olho, e é tratado somente com cirurgia.

 

 

Texto Marisa Sei/Colaboradora

Consultoria Roque Savioli, cardiologista

 

Advertisement

Estilo de vida

Em suas diversas formas e sabores, os queijos fornecem uma série de nutrientes. Confira 10 variedades dessa iguaria e escolha o seu preferido!

Estilo de vida

Fechou a boca mas não conseguiu emagrecer? Alguns hábitos podem estar errados. Confira 6 fatores que podem interferir negativamente nesse processo.

Estilo de vida

Mesmo sendo importante durante a gravidez para as glândulas mamárias, as gestantes precisam ficar atentas aos níveis de colesterol.

Estilo de vida

Você já sentiu dor de estômago ao passar raiva? Isso é mais comum do que se imagina. Veja algumas doenças que afetam o órgão e podem ter origem emocional

Estilo de vida

Ótimos para controlar o ciclo menstrual e evitar que sejamos pegas de surpresa pela cólica, esses apps tem tudo para facilitar a vida feminina!

Estilo de vida

Tão importante quanto conhecer as taxas de colesterol para proteger o coração é saber quanto de triglicérides circula pela corrente sanguínea.

Estilo de vida

A interação entre os nutrientes ingeridos pode facilitar a prevenção de doenças. Confira 5 combinações que combatem 5 problemas de saúde.

Estilo de vida

Muitas crianças não gostam de comer vegetais e, por isso, os pais costumam camuflar alimentos no prato. Mas será que isso é saudável?