Connect with us

O que você está procurando?

Separamos as principais informações sobre a melhor maneira de iniciar essa conversa delicada sobre drogas com a criança ou o adolescente. Venha ver!
- Fale do assunto de maneira natural Foto: Shutterstock

Como e quando começar a falar de drogas com os filhos?

Separamos as principais informações sobre a melhor maneira de iniciar essa conversa delicada sobre drogas com a criança ou o adolescente. Venha ver!

Educar e dar as orientações necessárias sobre as drogas é a melhor maneira de manter seu filho longe delas. Inclusive, especialistas alertam que o assunto deve começar a ser debatido em casa desde a infância, para que não se torne um tabu no ambiente familiar. Leia abaixo como falar de drogas aos filhos de uma maneira saudável e educativa.

Informe-se

  • Antes de colocar esse tema em discussão, os pais devem se orientar e buscar informações sobre esse assunto para estarem aptos a responder qualquer questionamento que o filho possa fazer.
  • Saiba quais são as drogas mais comuns, os efeitos que têm no cérebro e no corpo e as gírias que envolvem esse universo. Com todos esses dados em mãos, fica mais fácil manter um diálogo com segurança e tranquilidade.
  • A maneira como o assunto deve ser abordado varia de acordo com a faixa etária do seu filho. Para o pediatra Marcelo Reibscheid, crianças a partir de sete anos, em geral, já têm maturidade psicológica suficiente para entender as primeiras informações sobre essas substâncias perigosas. Para essa idade, use uma linguagem simplificada. O mais importante é ajudar na formação do posicionamento ético e responsável da criança. “Os conceitos de responsabilidade e a orientação para lidar com situações complicadas ajudam no desenvolvimento ético do adolescente e da criança e os afasta das más companhias e escolhas”, alerta o especialista.

Drogas na adolescência

  • Os adolescentes, normalmente, dão indícios de que estão em contato com o universo das drogas, mesmo que de forma indireta. “Muitas vezes, eles começam a falar de amigos que já viu fumando maconha ou usando outras drogas em festas”, detalha a psicóloga Angélica Amigo.
  • Nesse momento, aproveite a abertura para explicar os malefícios causados pelas drogas, sem esconder os danos que elas podem trazer ao corpo e à vida de uma pessoa. É hora de dar todos os detalhes, esclarecer qualquer dúvida que o jovem possa ter e mostrar as consequências do uso de drogas. “Os filhos precisam ser educados a assumir responsabilidades sobre suas ações, inclusive no caso das drogas”, complementa a psicóloga.
moça em uma festa segurando uma garrafa de cerveja e um cigarro

Fique atenta aos sinais dados pelos seus filhos! Foto: Shutterstock

Influência dos pais

Quando os pais fumam ou bebem, torna-se mais difícil educar os filhos sobre os perigos dessas substâncias. “Fazer uso de drogas pode despertar o interesse e a curiosidade da criança pelas drogas, entre outros malefícios”, ressalta Reibscheid. Nesse caso, em vez de ignorar o assunto, é melhor seguir o ditado “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.  “Mostre todos os problemas que o cigarro e o álcool podem causar ao organismo e fale que você está errada em usá-los, salientando o quanto foi fraca em se tornar dependente. É importante assumir essa fraqueza”, afirma Angélica.

Percebendo o problema

Os pais devem ficar de olho em qualquer indício que mostre o envolvimento de seu filho com as drogas. Alguns sinais podem ser percebidos:

  • o rendimento do jovem cai na escola;
  • o diálogo e a relação em casa tornam-se difíceis;
  • o interesse em outras atividades é perdido.

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Vai subir ao altar, mas a grana está curta? Aprenda a fazer uma festa de casamento econômica e surpreenda seus convidados!!!

Estilo de vida

Aprenda a fazer uma linda bailarina de feltro, é superfácil. Essa bonequinha pode inspirar a sua pequena dançarina ou fazer você ganhar uma graninha!

Estilo de vida

Que tal aprender a fazer e a embalar bem-casados? Eles são tradicionais e ótimas lembrancinhas de casamento ou nascimento.

Estilo de vida

O bordado livre está em alta de novo! Sabia que é possível fazer acessórios utilizando a técnica? Veja o passo a passo de um pingente de cacto supermoderno!

Estilo de vida

Faça você mesma esse lindo bolo fake de princesa! Você pode usar na decoração das suas festas, alugar para vários clientes ou até vender!

Estilo de vida

Entregue aos convidados do seu casamento esse lindo chaveiro de noivinhos de feltro. É superfofo, fica baratinho e você mesma pode fazer!

Estilo de vida

Tudo o que fazemos com amor e carinho fica ainda mais bonito! Inspire-se e faça você mesmo a lembrancinha para chá de bebê com detalhes únicos!

Estilo de vida

Os bolos decorados com pasta americana são os queridinhos das comemorações! Que tal aprender como cobrir bolo com o material? Veja passo a passo!