Como evitar que a bolsa dê dor nas costas

O peso da sua bolsa pode trazer grandes prejuízos para a sua saúde. Cuidado!

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2014 às 09:00
Atualizado às 21:04

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Fato é fato: toda bolsa de mulher é pesada! Maquiagens, chaves, celulares, cremes, roupas, um lanchinho, ferramentas… o que mais você carrega na sua bolsa? As mulheres costumam carregar tanta coisa em suas bolsas que frequentemente os homens fazem brincadeiras com o fato de que é possível encontrar de tudo dentro delas! Com certeza você já precisou de algo bastante improvável que tinha na bolsa e agradeceu a Deus por ser tão exagerada, não é mesmo? Mas esse peso pode fazer mal à sua saúde, sabia?

Como evitar que a bolsa dê dor nas costas

Foto: Thinkstock/Getty Images

Segundo o fisioterapeuta Helder Montenegro, a bolsa com peso muito elevado sobrecarrega apenas um lado do corpo, podendo provocar assimetrias na coluna, no ombro e até mesmo no quadril. “As assimetrias são compensações para equilibrar os dois lados do corpo, causando lesões musculares e articulares. Diante disso, pode trazer danos aos pés, joelhos, quadris, ombros e até mesmo ao pescoço”, afirma.

Ainda de acordo com o Dr. Helder, essa compensação interna da coluna é capaz de causar doenças bem chatas de serem curadas. “Entre os problemas mais frequentes estão a lombalgia e a cervicalgia, sendo que ambos podem evoluir para danos ainda maiores e resultar em desgaste dos discos intervertebrados”, explica.

Evite danos à coluna

Para evitar esse desgaste e preservar a sua saúde, o jeito é diminuir a quantidade de itens que são carregados na bolsa. Confira algumas dicas:

– Ter uma bolsa grande não significa carregar a casa inteira dentro dela. Opte por deixar alguns objetos no trabalho ou em casa;

– Fique atenta à escolha da bolsa. Evite comprar aquelas que já possuem um material muito pesado;

– Alterne o peso da bolsa entre os ombros para melhorar o equilíbrio e a sustentação;

– Dê preferência ao uso de cosméticos de tamanhos menores, pois pesam menos e economizam espaço na bolsa;

– Se for necessário carregar agendas e outros papéis, conte com o auxílio de uma pastinha;

– Se você usa mochila, deixe os objetos mais pesados no compartimento principal;

– Dê preferência às bolsas com alça transversal, que ajudam a distribuir melhor o peso.

Tomar esses cuidados pode diminuir o risco de desenvolver uma doença mais séria e de ter dores fortíssimas na coluna. Porém, a qualquer indício de desconforto, procure a ajuda de um especialista para descobrir a causa do problemas e indicar o tratamento mais adequado!

Consultoria:

Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRC, diretor do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral e criador da técnica reconstrução músculo-articular da coluna vertebral.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.