Connect with us

O que você está procurando?

Cérebro nota 10: a prática da meditação pode prevenir contra estresse e diminuie a ansiedade, além de oferecer ganho de massa cinzenta
- Imagem: Shutterstock Images

Cérebro nota 10: meditar previne depressão e estresse

Cérebro nota 10: a prática da meditação pode prevenir contra estresse e diminuie a ansiedade, além de oferecer ganho de massa cinzenta

Quem fizer a posição de flor-de-lótus agora irá garantir mais do que pura meditação. Pesquisadores americanos da Universidade da Califórnia (EUA) encontraram evidências de que a meditação fortalece as ligações entre as células cerebrais. O estudo foi publicado no periódico Frontiers in Human Neuroscience e comprova que quem medita controla a introspecção e a consciência com mais precisão, além de haver uma significativa redução de estresse, afinal o indivíduo precisa se concentrar em somente uma coisa: sua respiração.

Imagem: Shutterstock Images

Imagem: Shutterstock Images

Foram avaliados 38 voluntários, dos quais 23 praticavam a meditação há pelo menos 20 anos e 16 meditavam apenas esporadicamente. Exames de ressonância magnética mostraram uma grande diferença entre as estruturas cerebrais dos dois grupos. Quem meditava regularmente apresentou uma quantidade maior de dobras no córtex cerebral do que os demais voluntários, especialmente na ínsula, área relacionada ao controle emocional e autocontrole.

Outro estudo, da Harvard Medical School (EUA), em parceria com o instituto de neuroimagem da Alemanha e a Universidade de Massachussets (EUA), publicado na revista Psychiatry Research: Neuroimaging, revela que a meditação melhora os sintomas da esclerose múltipla e previne a depressão.

Após oito semanas de meditação, houve um aumento na concentração de massa cinzenta no hipocampo. Isso aponta uma melhora nas regiões envolvidas com aprendizagem, memória, emoções e diminui o estresse e a ansiedade. O aumento dessa massa cinzenta também é benéfico porque nessa região há uma maior concentração de neurônios. Sendo assim, o quadro de esclerose múltipla é minimizado com a manutenção dos neurônios que levam os impulsos aos músculos.

Até então, acreditava-se que nós apenas perdíamos neurônios ao longo da vida. Contudo, foi comprovado que eles podem nascer também, ou seja, o cérebro adulto tem a possibilidade de ser moldado.

 

Especial – Cérebro Nota 10:

Cérebro nota 10: Jogue Angry Birds contra o Alzheimer

Cérebro nota 10: Evite AVC tomando champanhe

Cérebro nota 10: ter fé ajuda a expressar melhor as emoções

Cérebro nota 10: dar presentes melhora seus neurônios

Cérebro nota 10: comer menos pode prevenir Parkinson e Alzheimer

Cérebro nota 10: ócio criativo para melhor saúde mental

Cérebro nota 10: ouvir música pode recuperar leões cerebrais

Cérebro nota 10: andar de moto pode turbinar memória e concentração

Cérebro nota 10: jogar videogame melhora habilidades motoras e visuais

Cérebro nota 10: o que atrapalha seu funcionamento?

Texto: Helena Ometto / colaboradora – Edição: Ricardo Piccinato

Advertisement

Estilo de vida

A glicemia está fora de controle quando o corpo não produz ou absorve a insulina e a melhor forma de contornar o problema é melhorar a alimentação.

Estilo de vida

Cérebro nota 10: substâncias presentes no champanhe fazem bem ao coração e podem prevenir o acidente vascular cerebral (AVC). Veja o que diz essa pesquisa!

Estilo de vida

Cérebro nota 10: seguir uma religião ou expressar sua fé pode oferecer vários benefícios à mente, segundo duas pesquisas científicas

Estilo de vida

Cérebro nota 10 : jogar Angry Birds pode beneficiar o cérebro de pessoas portadoras da doença de Alzheimer. É o que revelou uma pesquisa científica

Estilo de vida

A meditação envolve diversas áreas cerebrais colaborando para o bem-estar integral do organismo. A seguir, confira 5 benefícios incríveis dessa prática!

Estilo de vida

O osso é um tecido vivo, que vai sendo desgastado ao longo de toda a vida. No entanto, algumas pessoas sofrem com uma maior perda.

Estilo de vida

Cérebro nota 10: receber presentes desencadeia boas reações no cérebro. É o que descobriram alguns estudos científicos recentes

Estilo de vida

Cérebro Nota 10: com o passar do tempo, o cérebro perde volume e conexões entre os neurônios. Veja o que causa essa perda e como o próprio órgão pode se recuperar