ESTILO DE VIDA

Ceia: saiba o que comer para não dormir com fome

Antes de dormir, é preciso fazer uma refeição leve. Esse momento é chamado de ceia, e algumas dicas especiais podem ajudar a escolher os melhores alimentos

None
FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/09/2016 às 17:59
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Reeducar o paladar é também organizar a rotina alimentar. Café da manhã, lanches da manhã e da tarde, almoço, jantar e… ceia! Sim, um cardápio equilibrado éformado por seis refeições diárias e todas merecem atenção.

É muito importante distinguir a ceia do jantar. A última refeição do dia não trata-se de um segundo jantar, muito pelo contrário. “Nessa hora, o organismo está desacelerando e o metabolismo começa a ficar mais lento, assim, é preciso ingerir alimentos leves, que evitem problemas como refluxo, gastrite ou até mesmo insônia”, explica a nutricionista Eliane Petean Arena.

alimentacao-ceia-como-comer-bem-antes-de-dormir

FOTO: Istock.com/GettyImages

Saiba mais!

As vantagens de se fazer o lanche noturno

Opções leves e saudáveis de lanchinhos para o dia a dia 

5 motivos para reeducar sua alimentação

Mas o que comer na ceia?

Cerca de três horas depois do jantar, que deve ser uma refeição completa em nutrientes, chegou a hora de fazer a ceia. Para não errar, é indicado ingerir algo leve. Gelatina, frutas, iogurte e sucos são alguns exemplos de boas opções. Há ainda os chás que, além de serem leves, têm poder fitoterápico, que ajudam a relaxar e ter uma noite de sono tranquila.

Melhores ervas:
*Camomila
*Erva-cidreira
*Maracujá
*Hortelã
*Valeriana

Atenção:

Alimentos gordurosos e pesados, como frituras, carne vermelha e doces, devem ser evitados, pois exigem muito do organismo no processo de digestão. Além de serem pouco nutritivos, consumi-los refletirá em uma má noite de sono, menor qualidade de vida e ponteiros a mais na balança!

“A ceia não deve, de maneira alguma, ser deixada de lado ou substituída: ela irá preparar o corpo para uma boa noite de sono, deixando-o em equilíbrio, ou seja, sem a vontade de ficar beliscando, o tempo todo, até dormir”, Eliane Petean Arena, nutricionista

Texto: Natália Negretti

Consultoria  Eliane Petean Arena, nutricionista