Manter bons hábitos de higiene, não abusar de bebidas geladas e evitar gritos são uma das maneiras de conter o problema. Conheça outras causas da laringite!
por Redação Alto Astral
Publicado em 13/08/2017 às 09:00
Atualizado às 14:00
A laringe é uma estrutura do sistema respiratório que fica entre o nariz e a traqueia, responsável por direcionar o ar até os pulmões e também pela fala, pois é lá que se encontram as cordas vocais. Causada por uma infecção nessa região, a laringite é um problema bastante comum e que normalmente não demora a sarar. Podendo ser classificada como aguda ou crônica, a doença pode ser desencadeada por diversos motivos. Saiba mais sobre as causas da laringite!
A laringite causa rouquidão, perda da voz e dificuldade de respiração, mas não provoca dores. Geralmente, é causada por vírus, mas também pode resultar da ação de bactérias, de fungos, do uso exagerado das cordas vocais, de tosse excessiva, do consumo abusivo de álcool e cigarros e até aparecer de forma espontânea. “Típica da primeira infância, a laringite estridulosa é popularmente chamada ‘tosse de cachorro’ e não costuma ser duradoura”, explica o otorrinolaringologista Jorge Feres Succar Neto.
Crises alérgicas que atingem os órgãos respiratórios também podem ser responsáveis por causar laringite
A doença costuma estar associada a outros males como a bronquite e a pneumonia. Quando tem duração breve, isto é, cerca de quatro ou cinco dias, é chamada de aguda, mas, se o período de crise se estende, torna-se crônica, podendo durar até três semanas. Para isso, é necessário consultar um especialista para identificar a causa do problema e adotar uma medida eficaz para o tratamento.
Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Jorge Feres Succar Neto, otorrinolaringologista
LEIA TAMBÉM
Leia também
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.