ESTILO DE VIDA

Carboidratos integrais garantem mais saúde ao organismo

Carboidratos não fazem bem para a saúde? Opte pelos integrais que, além de sabor, trazem diversos benefícios e mais saúde ao organismo

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/08/2016 às 20:27
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os carboidratos desempenham um papel fundamental no organismo. “Esse é um alimento essencial para a sobrevivência, é a fonte primária energética e por isso participa de praticamente todos os processos de síntese do anabolismo”, afirma a nutróloga Suzete Motta. Uma das principais funções desse macronutriente é manter o funcionamento do sistema nervoso central, pois o cérebro não armazena glicose e, se não for suprido com alimentação, o órgão pode sofrer danos irreversíveis.

pão integral

Foto Shutterstock.com

Tem que ser integral!

Mas não vale investir em pães e massas refinadas, ok?! Para absorver todos os benefícios dos carboidratos é necessário trocar os refinados pelos integrais. “Os alimentos integrais possuem mais benefícios em relação aos produtos refinados pelo fato de não passarem por nenhum processo de refinamento, mantendo a sua estrutura preservada. Eles têm maior quantidade de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes”, elucida a nutricionista Lilian Speziali.

As propriedades presentes em grãos integrais previnem diversas doenças, como câncer de cólon, diabetes e doenças cardiovasculares. Já os refinados, por possuírem quantidades reduzidas de nutrientes, podem elevar a glicemia, favorecer o ganho de peso e causar carências nutricionais.

Saiba mais:

Os 5 alimentos mais comentados quando o assunto é perder peso

Intestino preso: causas, tratamentos e alimentação correta

Arroz integral ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Ajuda a emagrecer

Além de ganhar mais saúde, os alimentos integrais ainda ajudam a perder os quilos indesejados. A nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki explica que os alimentos integrais, por serem ricos em fibras, ajudam a emagrecer: “elas aumentam a saciedade e reduzem os picos de insulina, que ocorrem quando se ingere um alimento refinado. O aumento da insulina faz com que a glicose circulante baixe repentinamente, estimulando um novo surto de fome”.

Consultoria Suzete Motta, nutricionista; Lilian Speziali, nutricionista; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular