ESTILO DE VIDA

Cachorros preferem que você fale com eles como fala com bebês

Uma recente pesquisa divulgada no início de janeiro de 2017 revelou que cachorros ficam mais atentos às pessoas que falam com eles como falam com bebês

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/01/2017 às 10:39
Atualizado às 17:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Agora você pode falar com seu cachorro, da mesma forma que você fala com um bebê. Isso mesmo! Uma pesquisa, publicada na Proceedings of the Royal Society B, no dia 11 de janeiro de 2017, revelou que para chamar a atenção dos filhotinhos, os donos devem usar o tom mais agudo da voz e falar lentamente com eles.

goolden retriever-cachorro-feliz

FOTO: Shutterstock Images

Os pesquisadores mostraram fotos de lindos cachorrinhos a um grupo de adultos e depois pediram para que eles falassem diretamente com os bichinhos. Eles gravaram as frases em tom normal, como se estivesse conversando com um humano, normalmente.

Na sequência, eles analisaram diversos aspectos das gravações, mudando o tom de voz e também a frequência.

Resposta dos cachorros

Foi então a vez dos cachorrinhos ouvir os áudios. Os cães mais velhos ouviram as gravações normais e respondiam, entendendo perfeitamente o que era dito. Já os filhotes ouviram as gravações com a frequência diferente, em que o tom de voz estava mais agudo e a fala mais lenta. E ficaram muito atentos a isso.

De acordo com a pesquisa, não foi possível concluir exatamente o motivo que faz isso acontecer, mas os pesquisadores afirmam que falar com os filhotes assim “pode ser eficiente para promover o aprendizado de palavras – uma habilidade demonstrada pelos cães”.

Mas como não falar de uma forma carinhosa com esses bichinhos tão lindos, não é verdade?

LEIA TAMBÉM:

Texto: Maraísa Bueno