Brasil de sabores: dicas de comidas típicas para viajar pelas culinárias locais

O Brasil é um país enorme e em cada canto é possível encontrar uma culinária típica e diferente. Confira as comidas mais populares em cada região.

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/09/2017 às 15:13
Atualizado às 14:14

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O Brasil, país da miscigenação, recebeu influências culinárias do mundo todo e cada região desenvolveu uma particularidade de temperos, ingredientes e sabores. Os roteiros gastronômicos são um prato cheio para quem quer conhecer as riquezas brasileiras explorando o mais agradável dos sentidos, o paladar.

Sul

A região, colonizada principalmente por imigrantes europeus, tem no vinho, churrasco, massas e chocolate seus principais atrativos gastronômicos. Em Garibaldi, encontra-se a Estrado do Sabor. Em meio a fazendas, sítios e vinhedos, o visitante percorre trilhas, faz turismo rural e, claro, saboreia produtos coloniais, como vinhos produzidos na cidade gaúcha, geleias, licores, massas e muito mais. Outra opção é o Vale dos Vinhedos, na região de Bento Gonçalves. Visite as vinícolas sendo guiado por enólogos, com degustação e venda de produtos.

Imagem de um churrasco gaúcho no Brasil

O churrasco gaúcho é a comida mais típica da gastronomia do Sul. Foto: Flickr/Andrea Fregnani

Sudeste

A região mais populosa do país tem várias opções. De Minas Gerais vem o queijo, o pão de queijo, o feijão tropeiro, o frango com quiabo, o leitão à pururuca e as cachaças. Aproveite a riqueza histórica do estado e faça um tour pela capital Belo Horizonte e as famosas Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes. São Paulo e Rio de Janeiro, capitais de seus respectivos estados, também reservam prazeres aos paladares dos turistas e conterrâneos! A primeira, com sua diversidade cultural, apresenta opções para todos os gostos: da comida natural ao mais rebuscado prato francês. Já a segunda, famosa por seus bares e botecos, dizem, é a mãe da feijoada.

Imagem de uma panela com feijoada, Brasil.

A feijoada dispensa apresentações. Degustada por todo o Brasil, a feijoada paulista e a carioca possuem uma reputação de respeito. Foto: Flickr/Helder Ribeiro

Centro-oeste

Goiás é famosa pelo arroz com pequi, o empadão goiano, a paçoca de pilão, o peixe assado na telha e a galinhada. Quer provar todas essas delícias em um só lugar? Agende a viagem entre maio e junho e vá até Pirenópolis, cidade que integra o Circuito Gastronômico de Goiás e onde é realizado o Festival Gastronômico e Cultural. Estando no Mato Grosso, vá à capital Cuiabá e procure pelo refogado de mandioca, o pacu assado e rapadurinhas para sobremesa. No estado vizinho, Mato Grosso do Sul, visite Corumbá e se delicie com a culinária do Pantanal.

Imagem de um empadão goiano, Brasil.

A empada é um prato apreciado Brasil afora. Em Goiás, o famoso empadão goiano é tratado como especiaria. Foto: Wikimedia Commons

Nordeste

Sob forte influência africana, a região desenvolveu pratos internacionalmente conhecidos, como a moqueca, o bobó de camarão e o acarajé: Salvador (BA) é uma excelente opção. Na capital de Pernambuco, Recife, experimente o bolo de rolo e a carne de sol. Procure pela Rota do Cangaço, na cidade de Piranhas (AL), e prove iguarias do sertão, como geleia xique-xique, doce de coroa do frade e farofa cangaceira.

Imagem de um prato de acarajé, Brasil

O Acarajé é um dos elementos típicos da gastronomia nordestina, além de ser um dos pratos do Brasil mais exportados para o resto do mundo. Foto: Pinterest

Norte

Pato no tucupi e açaí são carros-chefe dos restaurantes dessa região do país. Em Belém (PA), prove a castanha que leva o nome do estado, a maniçoba e o tacará.

Imagem de um pote de açaí, Brasil

O Açaí é comido tanto doce como salgado na região Norte. No resto do Brasil, o fruto se popularizou como uma sobremesa. Foto: Shutterstock Images

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.