Obesidade em animais? Descubra o que fazer para ajudar seu bichinho de estimação!

Seu cachorro ou gato têm sofrido por conta da obesidade? Saiba como exercícios físicos podem colaborar com a redução de peso.

None
Passear com o cachorro em um parque ou jardim pode ser uma solução para diminuir o excesso de peso, mas é preciso cuidado para não exagerar (FOTO: iStock/Getty Images)

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/05/2017 às 17:42
Atualizado às 13:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pode até parecer estranho, mas a obesidade em cães e gatos é mais comum do que parece e muito relacionada aos hábitos alimentares e ao sedentarismo. Além de reduzir a expectativa de vida dos bichinhos de estimação, também contribui para o aparecimento de problemas de saúde como diabetes, doenças pulmonares e cardiovasculares, problemas de pele e de reprodução.

A obesidade possui duas possíveis causas. A metabólica, que atinge cerca de 5% de todos os animais, deve-se a problemas endócrinos. Já a comportamental, mais frequente, ocorre por conta do excesso de comida, espaço físico reduzido para circulação e sedentarismo.

Como lidar com a obesidade?

A atividade física pode colaborar com a redução de peso, pois o aumento do gasto calórico ajuda na redução de peso caso esteja relacionado à reeducação alimentar. Dessa maneira, além de controlar a quantidade de alimento oferecida, também é possível brincar com seu bichinho por meio de bolas, cordas e brincadeiras que incentivem a procura, como esconder um brinquedinho pela casa. Além disso, você também pode caminhar pelas calçadas do seu bairro ou condomínio, mas cuidado para não exagerar no trajeto e aumentar os metros do passeio aos poucos.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Renato Zanetti, zootecnista e fundador da Dog Solution, local onde animais podem praticar atividades físicas, mentais, encontrar equilíbrio e bem-estar.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.