Mel poderoso: confira 8 remédios caseiros com esse superalimento

Com vitaminas e nutrientes essenciais para o dia a dia, ele é um excelente remédio natural. Aproveite os benefícios do mel no preparo de remédios caseiros!

None
Um remédio completo e muito saboroso| Foto: Shuttterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/05/2017 às 13:30
Atualizado às 13:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já ouviu falar naqueles alimentos completos? O mel é um desses! Com inúmeros benefícios, ele possui ação antioxidante, prevenindo doenças e infecções; ajuda na melhora da cicatrização de ferimentos; melhora o funcionamento do intestino; aumenta a resistência física e ainda garante energia ao corpo!

Todas essas qualidades se devem às vitaminas, minerais e aminoácidos presentes no mel, como o potássio, que aumenta a elasticidade das artérias e controla a pressão arterial. A vitamina B1 que melhora a disposição física e, a vitamina C que aumenta a imunidade, favorece a cicatrização de ferimentos e auxilia na absorção de ferro.

Os diferentes tipos de mel

“Os efeitos terapêuticos do mel são determinados pelas plantas visitadas pelas abelhas. Portanto, existem muitas variedades de mel, dependendo da sua procedência”, afirma o apicultor Radanês Zovaro. Como o Brasil conta com uma flora bastante rica, são diversos os tipos de mel e, em consequência, inúmeras opções para tratamento natural com o alimento. Veja algum deles:

Alecrim: minimiza irritações na garganta e tosse, controla taquicardia e pressão alta e reduz o cansaço. Também é indicado para problemas no estômago e intestino.

Assa-peixe: é calmante, diurético e alivia as infecções nas vias respiratórias.

Caju: estimulante sexual.

Erva-cidreira: facilita a digestão.

Eucalipto: é expectorante e ajuda no combate à tosse. Também possui ação contra micróbios.

Girassol: reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Hortelã: combate vermes e minimiza a fadiga.

Silvestre: é calmante, laxante e desintoxicante. Também melhora a saúde da pele, o funcionamento do sistema nervoso e das vias respiratórias.

Laranjeira: acaba com a insônia e tem efeito calmante nos casos de estresse e ansiedade.

Rosmarinho: reduz a fadiga e acaba com a insônia.

Com tantas opções, não faltam também remédios caseiros que garantem ter os benefícios do mel! Confira na galeria, 8 receitinhas que vão ajudar você a amenizar alguns problemas do dia a dia:

CONSULTORIA: Radanês Zovaro, apicultor.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.