Receitas e benefícios do chá de canela para melhorar a saúde

Protege nosso organismo contra infecções, alivia as crises de tosse e reduz as calorias do corpo

benefícios do chá de canela
Foto: Shutterstock

Devido a sua composição rica em fibras, cálcio e manganês, os benefícios da chá de canela desempenham funções-chave em nosso organismo. Com a infusão criada por meio desse condimento, é possível aliviar adversidades causadas pelo tempo frio e seco, alimentação desregulada, inchaço e prevenir doenças futuras.

“A canela é digestiva, melhora o hálito, aquece o corpo, ajuda na circulação do sangue e auxilia em problemas de garganta e pulmão, além de agir como termogênico, reduzindo as medidas”, explica o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit. Seu poder medicinal também ajuda no combate a asma, a falta de apetite, ansiedade e insônia.

Aproveite todos os benefícios do chá de canela

Queima de calorias

A canela contribui com a perda de peso do organismo porque tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal. É um dos alimentos conhecidos como termogênicos, uma vez que aumenta e acelera o metabolismo. “Essa diferença colabora para uma rápida absorção de nutrientes pelo organismo, o que facilita a queima de gordura”, explica a nutricionista Michelle Ferreira De Simone.

Diminui o risco de diabetes

Na sua composição, a canela possui polifenóis, que servem para controlar o nível de açúcar no sangue. Ela estimula a produção de insulina pelo pâncreas e reduz os níveis de glicose, beneficiando aqueles que sofrem ou tem propensão de sofrer com o problema.

Controla o colesterol

Uma pesquisa feita com 60 pessoas pela American Diabetes Association, nos Estados Unidos, observou que o consumo de canela por 40 dias contribuiu para a diminuição do colesterol total entre 12 e 26% nos pacientes. Já o colesterol ruim, o LDL, teve uma queda de 7 a 27%. Tudo isso graças aos seus antioxidantes e anti-inflamatórios.

Retarda o envelhecimento

Por ser rica em ferro, cálcio e manganês, além de sua ação como antioxidante e anti-inflamatório, o condimento auxilia na prevenção de envelhecimento precoce. Além disso, também colabora na prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer, neutralizando seus radicais livres.

Melhora a TPM

Embora o chá de canela não possa ser consumido em grandes quantidades, ao ser bem dosado e distribuído ao longo da semana, ele beneficia na normalização da menstruação, na circulação sanguínea, reduzindo os níveis de prostaglandinas, composto que provoca as famosas cólicas e contrações mais fortes.

Aliada no sexo

Dentre os benefícios do chá de canela está o seu lado afrodisíaco, uma vez que melhora a liberação de hormônios sexuais pelo corpo. Também colabora no fluxo sanguíneo do útero e no acumulo de energia.

Previne o câncer

Por deteriorar os radicais livres presentes no organismo, acaba por reduzir a formação de células cancerígenas, evitando o desenvolvimento da doença ao longo dos anos.

Receitas para melhorar a saúde

Tosse

Coloque 1 canela em pau, 2 cravos-da-índia, 1 rodela de limão e 1/2 litro de água em uma panela e leve ao fogo médio para ferver por aproximadamente 5 minutos. Espere amornar e coe. Se preferir, adoce com 1 colher (sopa) de mel. Beba até 2 xícaras (chá) por dia.

Dor de cabeça

Durante 8 minutos, ferva 1 ramo de canela com 1 e 1/2 xícara de água (350ml). Desligue, coe e esprema o suco de 1 limão rosa. Acrescente 1 colher (café) de cúrcuma e 1 pitada de pimenta. Adoce com mel e beba em seguida.

Controle de glicemia

Ferva 1 colher (café) de cascas de canela em 150ml de água por aproximadamente 10 minutos. Neste processo, vai ocorrer uma decocção com a casca da canela, sendo possível extrair os princípios ativos presentes nela. Desligue, deixe amornar e beba em seguida.

Inflamação na garganta e rouquidão

Em uma panela, ferva 250ml de água e desligue. Adicione 1 canela em pau, 4 dentes de alho picados, 1 colher (café) de cravo-da-índia e 1 colher (sopa) de mel. Deixe descansar por 10 minutos. Coe logo em seguida e faça gargarejo com o chá morno, 4 vezes ao dia.

Mais disposição

Coloque 2 canelas em pau, 1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado, 5 cravos-da-índia e 1 litro de água em uma panela e leve ao fogo médio. Assim que levantar fervura, desligue e tampe. Deixe descansar até amornar. Coe e adoce com mel a gosto. Tome 1 xícara (chá) até 3 vezes ao dia.

Atenção

Oficialmente, não existe nenhum estudo que comprove que o chá de canela seja abortivo. Contudo, sabe-se que a canela é um estimulante natural e funciona como termogênico, o que aumenta a circulação do sangue e a temperatura do corpo. Ao seu consumido em grandes porções, pode causar contrações musculares, inclusive no útero, incitando a liberação do endométrio, a parede do útero que se solta durante a menstruação.

Mesmo com todos os benefícios, gestantes e pessoas com gastrite ou úlceras gástricas devem evitar consumir receitas que contenham canela. Existem tratamentos em que o acompanhamento médico é indispensável. Se você tem algum problema de saúde, consulte o seu médico antes de iniciar o uso da fitoterapia. Isso é extremamente importante para que você se recupere.

Leia também: