ESTILO DE VIDA

Veja os principais benefícios dos alimentos verdes e amarelos

Tudo aquilo que você consome influencia no seu organismo de alguma forma. Pensando nisso, confira os principais benefícios dos alimentos verdes e amarelos para a sua saúde!

None
Os alimentos verde e amarelos podem ser usados em diversos preparos. FOTO Rodrigo Moreira/Colaborador

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/07/2018 às 13:05
Atualizado às 17:05

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você sabia que a cor dos alimentos diz muito sobre eles? Isso porque as substâncias que dão coloração aos ingredientes também são capazes de proteger a saúde em diversos aspectos. Quer um exemplo? Os alimentos de coloração vermelha são ricos em licopeno, pigmento responsável por dar sua cor e que possui importante ação antioxidante e anticancerígena no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer, principalmente o de próstata e o de mama. A seguir, confira os principais benefícios dos alimentos verdes e amarelos!

Opções amarelos/laranjas

“Os pigmentos que dão a cor laranja (alfa e betacaroteno) são antioxidantes, fortalecem o sistema imunológico e são excelentes para o funcionamento dos pulmões”, explica a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki. Já os alimentos com a cor laranja-amarelado (formado por pigmentos de betacaroteno e betacriptoxantina) evitam alguns tipos de câncer, como, por exemplo, o de mama.

Alimentos: cenoura, abóbora, abacaxi, batata-doce, damasco, gengibre, laranja, mamão, manga e maracujá.

Opções branco/verde

Os pigmentos responsáveis por essa cor são a quercetina, o campferol e a alicina. “Tratam-se de flavonoides que combatem doenças cardíacas, evitam a formação de coágulos sanguíneos, inibem a formação de tumores no intestino e reduzem o risco de câncer”, afirma a nutróloga e médica ortomolecular.

Alimentos: cebola, alho, aipo, alho-poró, alcachofra, cebolinha, cogumelo, nabo, endívia e vinho-branco.

Os benefícios dos alimentos verdes e amarelos proporcionam mais saúde ao organismo!

Os benefícios dos alimentos verdes e amarelos proporcionam mais saúde ao organismo! FOTO Shutterstock

Mais cores = mais benefícios

Como você já percebeu, a tonalidade dos ingredientes é determinada pela presença de pigmentos naturais, substâncias que desempenham papéis importantes na prevenção e proteção do organismo. Além dos benefícios dos alimentos verdes e amarelos, você ainda pode contar com a ajuda de opções brancas/marrons e roxos. Mas, afinal, o que eles fazem pela sua saúde?

Branco/Marrom: nesse grupo estão presentes os alimentos ricos em fibras e em vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento do intestino, no controle da ansiedade e também na prevenção do câncer e das doenças cardiovasculares.

Roxo: ricos em antocianina, pigmento que garante a cor arroxeada, esses alimentos possuem ação antioxidante e evitam problemas cardíacos, além de inibirem a formação de coágulos sanguíneos. Essa substância também é ligada à vitamina B1, reconhecida por melhorar a atividade cerebral e a disposição.

Consultoria Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

LEIA TAMBÉM: