Vinagre: como ele pode ser um grande aliado nas dietas

O vinagre não faz sucesso só na hora de temperar comidas e saladas! Ele também é um grande aliado da beleza e da dieta. Confira os benefícios do vinagre!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/02/2017 às 17:59
Atualizado às 12:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O vinagre e seu gostinho diferenciado não faz sucesso só na hora de temperar comidas e saladas! Esse composto também pode ser um grande aliado da beleza, da saúde e da dieta! Graças à sua fermentação, que o deixa com um pH muito parecido com a nossa pele e cabelo, ele é ótimo para ajudar a lidar com problemas como ressecamento, oleosidade e queima de gorduras. Confira os benefícios do vinagre e como utilizá-lo para ter a pele e o corpo que você sempre sonhou!

Maçãs, vermelhas, vinagre de maçã, benefícios do vinagre

Foto Shutterstock.com

1. Emagrecimento saudável 

O terapeuta holístico José Estefano Bassit recomenda o vinagre como um dos principais ingredientes para quem busca um emagrecimento saudável. Com ele, é possível perder até 1kg por semana! “Caso a pessoa corte parte dos doces, frituras e farináceos, pode-se esperar um emagrecimento de 1kg por semana. Sem significativas mudanças na dieta, a perda de peso passa a ser 1kg por mês. Isso representa 12kg por ano, o que é excelente”, observa o terapeuta.

De acordo com os estudos da norte-americana Carol Johnston, PhD em nutrição, professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Arizona, o vinagre pode ser um grande aliado na hora de acabar com as gorduras, mas deve ser consumido com cuidado.

Os estudos mostram que o ideal é ingerir entre duas e quatro colheres de sopa por dia, já que mais do que isso pode acabar causando problemas no estômago. Além disso, nunca comece uma dieta sem antes conversar com o médico ou nutricionista, ok?

Confira outros benefícios do vinagre para a beleza

2. Dar brilho para os cabelos

Um dos benefícios do vinagre de maçã é que ele tem o pH muito parecido com o natural dos cabelos, o que ajuda a equilibrar e também dar brilho para os fios. Você pode usar a mistura de uma colher (sopa) de vinagre com um copo de água, aplicando depois de ter lavado o cabelo. A dica é tirar o excesso de água e não enxaguar, deixando que o vinagre seque naturalmente. É bom lembrar que o vinagre de maçã pode ter cheiro forte, então se você for se incomodar, faça o tratamento em um momento que não tiver nenhum compromisso posterior.

hidratação para cabelo

Foto: Shutterstock

3. Ressecamento das mãos 

O vinagre atua diretamente no pH da pele, ajudando a diminuir o ressecamento das mãos e da pele. A dica é fazer uma mistura de vinagre de maçã com o creme hidratante de sua preferência, em doses iguais, e fazer a aplicação diariamente nas mãos, cotovelos, pernas e joelhos, ou qualquer lugar em que você sinta a pele ressecada.

4. Tirar a oleosidade dos cabelos

Para tirar o aspecto pesado e grudento dos cabelos, o vinagre também é um ótimo aliado! A receita é adicionar uma colher de vinagre de maçã no seu shampoo preferido, tirando a oleosidade dos cabelos e deixando os fios mais macios.

5. Queda de cabelo

Graças à sua composição, o vinagre é um conhecido anti-inflamatório, o que ajuda a tratar problemas como a queda de cabelo. A receita pede para que a aplicação seja feita diretamente no couro cabeludo, com um pedaço de algodão, passando apenas na raiz dos cabelos. Faça a aplicação durante 10 minutos e depois enxágue.

mulher com cabelo liso solto e olhos fechados

Foto: Shutterstock.com

Quais os benefícios do vinagre de maçã?

O vinagre de maçã é um dos queridinhos dos tratamentos de saúde. Isso porque graças às altas quantidades de potássio em sua composição, ele ajuda o coração a funcionar melhor, regulando a pressão arterial. Além disso, também ajuda a eliminar gorduras, reduzir o colesterol e até desintoxicar o organismo!

LEIA TAMBÉM