Batata-doce previne diabetes

A batata-doce caiu no gosto popular, justamente por ser saborosa, prevenir o diabetes, ajudar no emagrecimento e fornecer energia para o dia a dia.

- Foto Shutterstock Images

Certamente, você já ouviu sobre vários alimentos que não devem ser excluídos do cardápio. E com a batata-doce não é diferente. Ela é conhecida por ser rica em vitaminas e minerais, como ferro, cálcio, fósforo e vitamina A. Dessa forma, o consumo de batata-doce proporciona vantagens ao corpo, protegendo-o, inclusive, do surgimento de diversas doenças.

 

A batata-doce é indicada para evitar picos de glicemia

Foto Shutterstock Images

 

Longe do diabetes

Os carboidratos encontrados na batata-doce são importantes aliados contra o diabetes. Além disso, são capazes de afastar outros problemas: “A batata-doce possui carboidratos de baixo índice glicêmico, que são digeridos e absorvidos lentamente, o que estimula a liberação de insulina, reduzindo o risco de diabetes e controlando o apetite”, explica Bruna Murta, nutricionista.

 

SAIBA MAIS:

Arroz integral ajuda a prevenir o diabetes

Saiba mais sobre o diabetes

Figo ajuda a controlar a glicemia

 

Batata-doce emagrece

Por ter baixo índice glicêmico, o consumo de batata-doce é indicado antes da prática de exercícios, pois fornece energia de forma gradual e evita picos de glicose. Além disso, seu carboidrato e a presença de fibras ajudam na sensação de saciedade, controlando o apetite e contribuindo para a perda de peso.

 

Como consumir?

A batata-doce pode ser consumida de diversas maneiras: cozidas, assadas ou grelhadas, ou ainda na forma de doces, pães e bolos. Além disso, suas folhas e brotos podem ser ingeridos refogados ou em sopas. Lembrando que também é possível cozinhar esse alimento com a casca.

 

Chips de batata-doce são opções de consumo

Foto Alfredo Franco/Colaborador

 

Acerte na escolha!

Ao comprar batata-doce, evite as que estão com começo de brotação, pois acabam durando menos e perdem o valor nutritivo. No caso de danos superficiais, a qualidade do tubérculo não é alterada, sendo que a parte atacada deve ser retirada. Contudo, quando os danos são internos, pode ser que o sabor fique amargo, com cheiro diferente do habitual e com a polpa escura.

 

 

Consultoria Bruna Murta, nutricionista

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência