ESTILO DE VIDA

Figo controla a glicemia e ajuda a emagrecer

Além de saboroso, o figo é uma ótima opção para proteger a saúde, pois é capaz de combater o diabetes, afastar a osteoporose e ajudar na perda de peso.

None
Foto Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/07/2016 às 19:09
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Imagine encontrar em um único alimento sabor, muitos nutrientes e uma versatilidade incrível. Conseguiu? Pois com o figo, essa realidade é completamente possível! O alimento oferece uma lista de benefícios: controla o diabetes, favorece a saúde da pele, afasta a osteoporose, ajuda a emagrecer e muito mais!

Figo são saborosos e fazem bem à saúde

Foto Rubens Cardia/Colaborador

Controla a glicemia

Quem tem diabetes pode se beneficiar com o figo: o potássio, mineral presente em abundância nele, auxilia no controle da glicemia. O chá feito com as suas folhas também atua nesse papel.

Além disso, por conter cálcio, ele é uma excelente arma contra o desgaste ósseo. Por isso, o consumo regular do figo pode afastar males como a osteoporose e favorecer a saúde cerebral.

SAIBA MAIS:

Cardápio rico em frutas para perder peso

Conheça frutas que ajudam a emagrecer

Aprenda a fazer um carpaccio de frutas

Ajuda a emagrecer

Que tal regular o intestino com o auxílio da fruta? As fibras solúveis contidas no figo dão um chega pra lá na constipação intestinal, colaborando para o fim dos incômodos inchaços. “Elas também ajudam a emagrecer, já que têm o poder de formar um gel que fica mais tempo no estômago, dando sensação de maior saciedade”, finaliza a nutricionista Elaine Padua.

O figo controla o diabetes e ajuda a emagrecer

Foto Shutterstock Images

Fruta multifuncional

Por conter pectina (uma benéfica fibra solúvel), o figo é muito eficaz no combate ao mau colesterol (LDL). “É importante saber que quem tem colesterol alto não tem sintomas e, por isso, muitas pessoas podem ter e não sabem. Então, é fundamental que todos realizem pelo menos uma vez ao ano um exame de sangue”, alerta a cardiologista Isa Bragança.

Além do mais, os ácidos graxos essenciais contidos no fruto também limpam as artérias e, de quebra, auxiliam a turbinar a memória e ativar a concentração.

Texto Paula Santana

Consultoria Elaine Padua, nutricionista; Isa Bragança, cardiologista