Connect with us

O que você está procurando?

Existem muitas afirmações sobre o AVC, mas como saber o que é verdadeiro ou falso? Confira 5 mitos e verdades sobre o tema e tire suas dúvidas!
- Foto Shutterstock.com

AVC: você sabe o que é mito ou verdade? Confira!

Existem muitas afirmações sobre o AVC, mas como saber o que é verdadeiro ou falso? Confira 5 mitos e verdades sobre o tema e tire suas dúvidas!

Como em vários aspectos da saúde, diversas questões circundam o tratamento, a prevenção e a ocorrência do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Porém, como algumas são equivocadas e outras cobertas de razão, a crença popular nem sempre acerta quando julga a autenticidade desses conteúdos. Exatamente para esclarecer essas dúvidas, o médico Gilberto Kocerginsky pontuou mitos e verdades sobre o AVC

mulher com dor de cabeça

Foto Shutterstock.com

1 – Existem dois tipos de AVC.

Verdade. O acidente cerebral pode se classificar em isquêmico ou hemorrágico. “O primeiro ocorre quando falta sangue em alguma área do cérebro. Já o segundo, quando um vaso (do tipo artéria, raramente uma veia) rompe”, explica Gilberto.

2 – É possível perceber os sintomas do AVC.

Verdade. Segundo informações da ABN, alterações de memória, náuseas, vômitos e perda da visão, do equilíbrio e de consciência são alguns dos sintomas. “Além disso, dores de cabeça e dificuldades de fala e movimento também podem ser sinais da doença”, destaca o médico.

3 – O AVC ocorre apenas em idosos.

Mito. Não há faixa etária específica para o acidente acontecer. “Os idosos são mais propensos devido ao envelhecimento vascular e doenças associadas, porém não são exclusivos”, afirma o médico.

Leia também:

4 – Ingerir álcool aumenta o risco de derrame.

Mito. “Alguns estudos relacionam o uso moderado (até duas doses na semana) a fatores protetores, caso o paciente não sofra restrições (como é o caso de quem sofre de diabetes). Já o excesso do consumo pode, sim, elevar as chances do derrame”, esclarece o profissional.

5 – O tempo de socorro influencia no tratamento.

Verdade. “Quanto antes a vítima for socorrida, maiores as chances de sobrevivência e menores as chances de sequelas”, afirma Gilberto. Além disso, a Academia Brasileira de Neurologia afirma que os procedimentos realizados no hospital são fundamentais para diferenciar o AVC de outras doenças com sintomas semelhantes.

 

 

 

Consultoria Gilberto Kocerginsky, médico do Linnus Institute, do Rio de Janeiro (RJ) | Fontes Academia Brasileira de Neurologia (ABN); Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV)

Advertisement

Estilo de vida

Os sintomas do AVC podem ser confundidos com outros problemas, como uma forte dor de cabeça sem motivos sérios. Por isso, é importante ficar atenta!

Estilo de vida

Para obter benefícios no consumo dos peixes, preste atenção no modo de preparo. Por isso, veja algumas dicas que vão te ajudar!

Estilo de vida

O leite possui inúmeros benefícios para a saúde, além do cálcio que fortifica os ossos. Ele é rico em micronutrientes, aminoácidos e ácidos graxos. Confira!

Estilo de vida

Que as saladas são importante e benéficas todas sabem, porém existem algumas dicas que precisam ser seguidas para conservar suas qualidades. Confira!

Estilo de vida

Veja 5 tipos de peixes que vão trazer mais qualidade para o seu cardápio. Escolha uma opção que seja do seu gosto e aproveite!

Estilo de vida

Os temperos que são utilizados podem ou não prejudicar o sabores dos peixes: Veja uma lista de 7 ingredientes que vão valorizar

Estilo de vida

As crises de alergia alimentar são sérias - especialmente em crianças. Por isso, é importante que todos que convivem com seu filho saibam os riscos!

Estilo de vida

Os primeiros socorros são fundamentais na recuperação do AVC. Isso porque a agilidade na assistência pode evitar sequelas graves. Aprenda a prestar!