ESTILO DE VIDA

Você sabe quando se comemora o aniversário de Buda?

O Vesak consiste em uma das celebrações mais incríveis do Budismo. Confira tudo sobre essa festa de aniversário de Sidarta Gautama, o Buda!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/01/2017 às 16:19
Atualizado às 16:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma festa comum a todas as escolas budistas é a Vesak, que significa o Aniversário do Buda, em que se celebra o nascimento, a iluminação e a morte de Sidarta Gautama. Trata-se de um momento de muita celebração para o Budismo. Confira a seguir um pouco de como se dá essa comemoração.

 você sabe quando se comemora o aniversário de Buda?

FOTO: Shutterstock.com

O aniversário de Buda

A tradição de comemorar o nascimento do príncipe iluminado é antiga, mas essa festa passou a ser celebrada oficialmente a partir do ano de 1950, no Sri Lanka, na Conferência Mundial de Budistas. O mês para o festejo é maio em vários países do Oriente e Ocidente e diz respeito ao período em que Sidarta alcançou o estado de nirvana.

Geralmente, os grupos budistas enfeitam casas, ruas, locais de trabalho e os templos com luzes coloridas que simbolizam a iluminação alcançada pelo Buda. No dia de Vesak, os seguidores costumam ir aos templos bem antes do amanhecer, para comemorar a joia tríplice composta pelo Buda, o Darma e a Sangha.

Os adeptos da religião ainda procuram levar felicidade durante a comemoração para idosos, deficientes e pessoas doentes, distribuindo oferendas e ajudando instituições de caridade. É um período para acentuar as atitudes do bem, de acordo com os ensinamentos de Buda, e reforçar que qualquer um pode chegar ao estado de iluminação.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação – Edição: Victor Santos
Consultoria: Rafael Trindade, residente da Sociedade Budista do Brasil; Tenryu Dairo, membro da Comunidade Zen Budista, ordem Soto Shu