ESTILO DE VIDA

Alimentos que aliviam azia

Conheça os alimentos que ajudam a aliviar a azia com suas propriedades nutricionais!

None
FOTO: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/09/2016 às 12:53
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alguma vez você já sentiu uma espécie de queimação no estômago? Se sim, é bem possível que tenha sofrido com a famosa azia. “Ela é descrita como uma sensação de queimação que vai da boca do estômago até a garganta, causada pelo refluxo do conteúdo do estômago – que é ácido – até o esôfago”, explica a gastroenterologista Sílvia Furtado Anderson. A boa notícia é que não se trata de uma doença, mas apenas uma reação depois de comer alimentos gordurosos ou com temperos fortes. Para amenizar o problema é preciso mudar os hábitos alimentares, tanto em relação à dieta propriamente dita quanto à forma como os alimentos são consumidos, como mastigação e frequência. Confira os alimentos que aliviam a azia.

beterraba para combater azia

FOTO: iStock

Beterraba

A raiz é rica em betalaína (pigmento responsável por sua cor arroxeada), que é um excelente antioxidante natural, auxiliando no bom funcionamento do intestino e facilitando o processo de digestão.

Aveia

Consumir uma porção desse cereal logo pela manhã é eficaz no combate à azia, sabia? Isso porque a aveia não agride a mucosa do estômago e, de quebra, prolonga a sensação de saciedade. Uma boa opção é misturá-la com outros alimentos saudáveis, como banana ou maçã.

Gengibre

Gengibre é um alimento que alivia os sintomas da azia

FOTO: Shutterstock.com

“O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que protegem o organismo de bactérias e fungos”, conta o nutrólogo André Veinert. Essa característica ainda proporciona ao gengibre a vantagem de combater a acidez estomacal e aliviar os sintomas desconfortáveis da azia.

Couve

É um dos alimentos mais lembrados quando se fala em distúrbios estomacais, já que a sua ingestão colabora para o alívio da azia por meio de ações antioxidantes, que realizam uma verdadeira faxina no corpo. Para que o estômago seja beneficiado com a verdura, o indicado é consumi-la crua (em forma de saladas ou sucos).

VEJA TAMBÉM:

Confira 10 alimentos que combatem o diabetes

Top 10 de alimentos que protegem o coração

Couve ajuda a afastar a osteoporose!

Chá verde

Possui ação digestiva, por isso, consumi-lo com moderação e em sua forma pura (sem adoçar) ajuda a acalmar a parede estomacal.