Connect with us

O que você está procurando?

É certo que a infância é um período em que absorvemos tudo quanto é tipo de coisa. Mas, e quando somos bebês: a inteligência já começa a ser desenvolvida?
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Inteligência: tudo começa quando somos bebês?

É certo que a infância é um período em que absorvemos tudo quanto é tipo de coisa. Mas, e quando somos bebês: a inteligência já começa a ser desenvolvida?

Verdade! “Os recém-nascidos estão prontos para absorver tudo ao redor por meio de seus sentidos e habilidades, como linguagem, tato, olfato, paladar, visão, audição, emoções e raciocí­nio lógico. Antes mesmo do nascimento, alguns desses estímulos já podem ser feitos na barriga da mãe, e, assim, haverá muita inteligência sendo desenvolvida em sua formação”, descreve o psicanalista Paulo Paiva.

Essa experiência facilita o potencial de interagir com o ambiente externo e adquirir informações fundamentais para a evolução e o crescimento. “Isso tudo ativa campos cerebrais que possi­bilitarão o desenvolvimento da inteligência. Lembrando que crianças que permanecem em um mesmo ambiente, onde não há diversidade, se tornam mais acomodadas. Para que se estimule a habilidade cognitiva, devem estar expostas a diferentes situações”, indica a mestra em psicologia Maura de Albanesi.

bebê-comendo-papinha-inteligência

FOTO: iStock.com/Getty Images

Contudo, engana-se quem pensa que os be­bês nascem como uma “folha em branco”, sem nenhum tipo de potencial. Segundo o neurologista Martin Portner, a inteligência é intrínseca ao ser humano, ou seja, nada é realizado de maneira aleatória. “Eles têm preferências. Essa é a conclusão obtida por meio de estudos que mapearam o intervalo de tempo que bebês olham para determinadas coisas e não para outras.

Acreditava-se, por exemplo, que eles tinham compreensão limitada de propriedades físicas, tais como a gravidade e o fato de os objetos serem sólidos”, acrescenta. Contudo, o neuro­logista também cita que pesquisas apontaram para uma capacidade de escolha dos pequenos, o que os tornam seres inteligentes (capacidade que é potencializada conforme os aprendizados do dia a dia).

 

Saiba mais!

Linguagem visual estimula a inteligência?

Dormir até mais tarde é sinônimo de mais inteligência?

 

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevistas: Augusto Biason e Vitor Manfio/Colaboradores – Consultoria: Martin Portner, neurologista e mestre em neurociência pela Universidade de Oxford, na Inglaterra; Maura de Albanesi, mestra em psicologia; Paulo Paiva, psicanalista

Advertisement

Estilo de vida

Colocar em números o nível do desenvolvimento da sua inteligência é a curiosidade de muitas pessoas. Veja como o teste de QI avalia essa capacidade

Estilo de vida

Existem quadros de ansiedade que podem ser revertidos por meio de terapias. Conheça aqui as psicoterapias mais indicadas.

Estilo de vida

Conheça duas formas de tratamento que posem ser eficazes para o autismo: a terapia ocupacional e a metodologia Snoezelen / MSE

Estilo de vida

As aves não devem ingerir somente sementes: elas também devem ter uma alimentação equilibrada para permanecerem saudáveis. Confira!

Estilo de vida

Também chamado de pseudo cereal, a quinoa possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente.

Estilo de vida

Confira quais são os benefícios desse alimento para a saúde e entenda o papel do licopeno, substância responsável pela cor vermelha do tomate.

Estilo de vida

Na hora da compra, é importante saber exatamente o que você está levando para casa. Mas você sabe o que significa cada item da embalagem? Confira!

Estilo de vida

Os nutrientes são as principais fontes de energia do corpo. Eles vão manter tudo em ordem e regulado. Portanto, conheça alguns que são fundamentais.