ESTILO DE VIDA

5 alimentos perigosos que aumentam o colesterol

Que tal conhecer 5 opções que afetam o seu colesterol e o porquê de elas fazerem tão mal à sua saúde? Veja a seguir e fuja desses alimentos!

None
A doença tem afetado várias faixas etárias Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 18:59
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para manter a saúde em dia, além de incluir opções mais saudáveis no cardápio, também é primordial diminuir (ou evitar) aquelas que só trazem malefícios. “Alimentos como banhas, manteigas e carnes gordas, por exemplo, devem ser evitados. O sal em excesso também é um vilão da saúde cardíaca, já que eleva a pressão arterial, endurece as artérias e prejudica a função renal, aumentando as chances de infarto e derrame.

Da mesma maneira, o açúcar em excesso também é ruim porque leva à obesidade, aumentando o risco de aumentar o colesterol, desenvolver diabetes e desencadear algum tipo de lesão nas artérias”, explica a nutricionista Paula Fernandes Castilho. A seguir, conheça 5 opções que aumentam o colesterol e entenda por quê elas fazem tão mal à saúde.

perigo-farinha-branca-colesterol

FOTO: Shutterstock

Pão francês

Essa versão, tão adorada pela maioria dos brasileiros, traz consigo uma quantidade elevada de carboidratos simples, que elevam rapidamente a quantia de açúcar do sangue. Por isso, os nutricionistas indicam: substituir o pãozinho branco pelo integral é a melhor opção. Isso porque o segundo conta com uma elevada quantidade de fibras, que protegem as bactérias do intestino. O resultado? Elas acabam produzindo mais proprionato, uma substância que, ao chegar ao fígado, diminui a produção do mau colesterol (LDL).

Molho branco

Embora saboroso, ele é muito rico em gorduras, fator de risco para a elevação dos níveis do mau colesterol. Por isso, molhos naturais, que não levam creme de leite em sua composição, são os mais indicados para acompanhar massas e outros pratos.

Frituras em geral

Batatas fritas, salgadinhos de festa e tirinhas de frango fazem parte dessa lista. Eles a gradam em cheio ao paladar, mas, se o assunto é controlar o colesterol, eles devem ser diminuídos da alimentação.

Refrigerante

Ele é um dos maiores vilões do mau colesterol, já que, excessivamente, pode aumentar o risco de desenvolver obesidade, um dos principais fatores de risco do problema. Além disso, ele conta com cerca de 37g de açúcar a cada lata de 350ml. Por isso, quanto menos refrigerante for consumido, melhor!

Pizza

Além de a massa branca trazer os mesmos malefícios do pão francês, o recheio também é uma questão a ser observada. Em sua maioria, eles são altamente ricos em gorduras (como bacon, calabresa, queijos amarelos, carnes gordas, entre outros), que acabam transformando o alimento em uma grande bomba calórica. Por essa razão, caso vá consumir uma pizza, peça alguma que contenha acompanhamentos mais leves, como legumes, carnes magras e queijos brancos.

Consultoria: Paula Fernandes Castilho, nutricionista