Connect with us

O que você está procurando?

O cérebro intriga a ciência com os mistérios que ainda esconde. Mas fatos como a relação das atividades cerebrais com a música já foram comprovados
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Cérebro: duas curiosidades comprovadas pela ciência

O cérebro intriga a ciência com os mistérios que ainda esconde. Mas fatos como a relação das atividades cerebrais com a música já foram comprovados

A ciência trabalha para cada vez mais para confirmar algumas dúvidas que, eventualmente, surgem sobre o órgão mais importante do corpo humano: o cérebro. Confira as últimas descobertas de pesquisadores especialistas no assunto.

O cérebro feminino e masculino não possuem diferenças

Segundo um estudo realizado na Universidade de Tel Aviv, em Israel, não há provas de que exista um cérebro feminino e outro masculino, como mostravam teorias anteriores. A pesquisa, uma das maiores já feitas, comparou a anatomia de 1.400 cérebros de homens e mulheres. Em relação à matéria cinzenta, matéria branca, conexões neuronais e espessura do córtex cerebral, não há provas de que exista uma distinção do órgão.

No entanto, há evidências de que exista um mosaico cerebral, com elementos tanto femininos quanto masculinos. Ou seja, existem muitos tipos de cérebros, todos com mosaicos de características que o tornam únicos, algumas mais relacionadas às mulheres, algumas aos homens e outras que são comuns aos dois sexos.

menina ouvindo música - cérebro

FOTO: iStock.com/Getty Images

A relação entre o cérebro, música e dopamina

Uma pesquisa apresentada na versão online da revista científica Nature Neuroscience demonstrou que ouvir sua música preferida faz com que o cérebro humano libere dopamina, substância química responsável principalmente pela sensação de prazer e por influenciar os comandos cerebrais ligados às memórias.

Por meio de diagnóstico por imagens, os pesquisadores analisaram a liberação de dopamina e a atividade cerebral enquanto os 217 voluntários selecionados ouviam músicas diversas. O estudo foi realizado na Universidade McGill, em Montreal, no Canadá, e comparou a sensação de ouvir música com a sensação de apreciar uma comida, fazer sexo ou até mesmo usar algum tipo de droga – demonstrando que pode ser uma prática relativamente viciante.

Os pesquisadores enfatizaram a importância da descoberta, pois foi provada a resposta do cérebro humano em relação a algo abstrato e estético, como a música.

 

Saiba mais

Veja mitos e verdades sobre o cérebro

Truques para manter seu cérebro saudável

 

Texto: Jéssica Pirazza/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

O transplante de coração é um procedimento que pode salvar vidas, mas, como toda cirurgia, envolve riscos ao paciente.

Estilo de vida

Os nutrientes de outros alimentos podem potencializar os benefícios da berinjela. Confira 3 combinações poderosas que levam o legume!

Estilo de vida

Você sabe qual é a importância de dormir bem para o sistema imunológico? Pois saiba que uma boa noite de sono protege o organismo contra invasores!

Estilo de vida

O cansaço mental e o físico atrapalham o dia a dia. Contudo, existem medidas simples que combatem esses problemas.

Estilo de vida

Para manter uma alimentação equilibrada, é necessário adotar hábitos como consumir ingredientes integrais e ler o rótulo dos produtos.

Estilo de vida

Como você costuma consumir aveia? O alimento é muito rico nutricionalmente, e cada uma de suas variedades cai melhor em um prato diferente. Veja!

Estilo de vida

Com tantas opções no mercado, montar a lancheira das crianças pode ser um pouco complicado. Confira opções de lanches saudáveis para seus filhos.

Estilo de vida

As águas funcionais, como de ameixa, limão e berinjela, são excelentes aliadas da saúde e da boa forma, sabia? Confira o que elas podem fazer pelo seu organismo!