Ajude o bebê no reconhecimento do mundo

Os pequeninos precisam desenvolver a percepção de si mesmos e do ambiente a partir do próprio corpo. Aprenda a auxiliar o bebê no reconhecimento do mundo!

- FOTO: Samara Rifal

Os pequeninos precisam desenvolver a percepção de si mesmos e do ambiente a partir do próprio corpo. Ajude o bebê no reconhecimento do mundo:

A linguagem oral já está se desenvolvendo nas crianças em período escolar, porém, para elas, a descoberta do mundo ainda é guiada pelo tato e pela exploração de objetos e de espaços. Além disso, é a partir do movimento que elas se reconhecem como integrantes de um ambiente e percebem, com o passar do tempo, os limites e as possibilidades do próprio corpo. Sendo assim, fazer atividades que estimulam o sentido tátil e a movimentação dos pequenos nessa faixa etária é essencial para o desenvolvimento da sua autoconfiança, bem como da confiança nos colegas e demais pessoas. Confira como fazer isso a partir da confecção de um instrumento: o rolo de estimulação!

Materiais: tubo de papelão, espuma com espessura D-28 ou D-33, TNT, tecido colorido, fita de cetim, linha, agulha, tesoura, cola.
Objetivos: desenvolver a lateralidade e os reflexos neuromotores; favorecer a autoconfiança e a confiança no outro.

Montagem com passo a passo do rolo de estimulação

FOTOS: Vandercy Júnior / MONTAGEM: Beatriz Fernandes

Apresente o rolo de estimulação à criança. Deixe que manipule a peça livremente, incentivando-a a apertar, fazer carinho, bater, para que se familiarize com a peça. Para trabalhar com o rolo, coloque a criança sobre a peça, estimulando a tonificação muscular, a lateralidade, o equilíbrio, os reflexos neuromotores e, principalmente, a confiança em si e em você. Mantenha contato visual durante os movimentos sobre a peça, para que ela se sinta mais seguras. Proponha séries de estímulos, tais como:

• Sente a criança sobre o rolo e depois deite-a, segurando, inicialmente, pelo tronco, próximo às axilas, posteriormente, pela cintura e, depois, quando ela já estiver bem segura, pelas mãos.
• Segure a criança sobre o rolo, executando vários movimentos: rodando, chacoalhando, etc. Comece com movimentos lentos e vá aumentando, aos poucos, a velocidade. Com o tempo e a prática, logo poderá colocar a criança de costas para você, segurá-la pelos pés, fazer movimentos de extensão, e até brincar de soltá-la e deixá-la cair nos colchonetes. Claro, sempre prevenindo do que vai fazer.

Essa atividade é indicada para crianças a partir de um ano.

Consultoria: Ivo Jordano, pedagogo Revisão: Carolina Guidio Cachoni

Veja também
Primeiros testes: cuidados com o bebê
Deixando as fraldas: como ensinar o bebê
A escolha do pediatra: cuidados com o bebê

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência