Connect with us

O que você está procurando?

Saiba qual é a melhor hora de ensinar seu bebê a deixar as fraldas e confira dicas de como iniciar este processo tão importante na vida do pequeno
- FOTO: Shutterstock Images

Deixando as fraldas: como ensinar o bebê

Saiba qual é a melhor hora de ensinar seu bebê a deixar as fraldas e confira dicas de como iniciar este processo tão importante na vida do pequeno

Em um ambiente tranquilo e sem pressões, a maioria das crianças, a partir dos dois anos, já pode começar a ser orientada para deixar as fraldas. É bom lembrar que cada bebê terá o seu próprio tempo. Mas não se deve treinar a criança para deixar as fraldas antes dos dois anos de idade, pois ela não terá maturidade neurológica antes de um ano e oito meses para controlar as fezes. E até dois anos não consegue controlar a bexiga. A não ser que a criança já sinalize que tem condições, então ela mesma vai pedir para tirar a fralda.

Se ela está mostrando que é capaz de ficar sem fralda, é o momento certo para trabalhar isso. A grande maioria só amadurece nesta faixa etária.

Como ensinar o bebê a sair da fralda

FOTO: Shutterstock Images

Como ensinar

Os pais têm papel importante neste momento e podem ensinar seu filho a deixar a fralda, incentivando-o para que isto ocorra sem traumas. Existe todo um processo a ser seguido.

A mãe deve começar tirando a fralda de dia, dentro de casa, colocando a fralda só para dormir ou ir à rua. Deve perguntar se a criança quer fazer xixi e, em caso positivo, levá-la ao banheiro. Toda vez que a mãe for ao banheiro, deve avisar a criança que vai fazer xixi, dando o exemplo, estimulando que ela faça o mesmo.

Nesta fase, devem-se preparar muitos panos para limpar a casa, pois primeiro a criança vai fazer xixi no chão e depois dizer que fez.

Numa segunda etapa, o pequeno aprende a pedir antes de fazer xixi, e é preciso ir junto com ele ao banheiro. Quando isso ocorrer, a criança deve ser sempre elogiada.

Mas, se ela fizer xixi nos shorts ou na calcinha, não deve levar bronca, pois isto pode acarretar problemas mais sérios e ela pode ficar traumatizada.

O mesmo deve ocorrer quando a criança estiver sem fralda durante a noite. Se ela fizer xixi na cama, deve-se dizer que está tudo bem, que isto acontece.

Incentive o pequeno

Após a retirada da fralda durante o dia, o segundo passo é a retirada da fralda para ir à rua.

Comece com percursos curtos. A criança deve fazer xixi antes de sair. Depois, podem-se aumentar as distâncias gradativamente. A última fase é a retirada da fralda noturna. A mãe deve oferecer pouca quantidade de líquido logo após o jantar, para evitar que a bexiga fique muito cheia.

Deve colocar a criança para dormir sem fralda. Ela aprende que está sem fralda, que não pode fazer xixi e que tem que pedir para ir ao banheiro. Já com a fralda, ela relaxa e faz na cama. É normal a criança fazer xixi na cama até os quatro anos.

Como ensinar o bebê a sair da fralda

FOTO: Shutterstock Images

Hora do peniquinho

Em relação às fezes, deve-se colocar a criança no penico sempre após uma refeição. Quando ela come, aumenta a movimentação no intestino, levando mais à evacuação. Nunca deixe a criança por um tempo excessivo no penico quando ela não quer evacuar. Fique atenta aos horários que ela fazia na fralda e procure levá-la ao peniquinho no mesmo tempo.

Se a criança já estiver na creche ou na escola, o procedimento de retirada da fralda, feito em casa, tem que ser compartilhado com a instituição. Não adianta fazer tudo isso em casa, se na creche colocam fralda na criança. Ela também tem que ficar sem fralda na creche para que o processo seja completo e sem prejuízo para a criança.

Matéria publicada na revista Guia do Bebê Fisher Price, da Editora Alto Astral.

Revisão: Mariana Kohlrausch

Saiba mais

Primeiros passos: cuidados com o bebê

Hora de dar papinha para o bebê?

Primeiro suquinho do bebê: quando oferecer?

Advertisement

Estilo de vida

Isabeli Fontana se casou com Di Ferreiro nesta terça-feira 9). Inspire-se no vestido da top model e veja dicas para escolher o look perfeito!

Estilo de vida

Não dá para negar: coelhos são muito fofos. E não é só na aparência. Ele é dócil, silencioso, limpinho e adora interagir. Aprenda como cuidar do seu pet!

Estilo de vida

A família decidiu ter um bichinho de estimação diferente em casa e você está com dúvidas do que fazer? Veja só essas dicas antes de adquirir seu pet exótico

Estilo de vida

Os exercícios de jump são feitos em mini-trampolins e, além de serem divertidos, possuem alto gasto calórico. Invista nessa modalidade!

Estilo de vida

Você não precisa parar de se exercitar durante a gestação. Saiba quais exercícios fazer enquanto espera o bebê.

Estilo de vida

Você anda se desentendendo com seu vizinho porque o gato dele pula o muro e entra na sua casa? Saiba como resolver essa situação!

Estilo de vida

É PURO AMOR! Confira todos os detalhes do casamento do cantor Wesley Safadão com a modelo Thyane Dantas e aproveite para se inspirar!

Estilo de vida

Formar parcerias pode ser uma ótima forma de dar visibilidade ao seu produto. Então, que tal conferir nossas dicas e investir?