Acroyoga: saiba mais sobre a prática e seus benefícios para o corpo e a mente

Acroyoga é uma prática que mistura elementos de yoga, acrobacia e artes de cura, que busca auxiliar no equilíbrio entre corpo e mente!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/10/2017 às 14:02
Atualizado às 14:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Acroyoga é uma prática que combina exercícios do ioga com acrobacias e pode ser feita em dupla ou trio. No exercício, uma pessoa fica embaixo (chamada de base ou porto) e a outra fica em cima, suspensa no ar (conhecida como voador ou volante).

Quem pode praticar

Qualquer pessoa, inclusive quem leva uma vida sedentária, pode praticar o acroyoga, já que, a princípio, a prática do exercício requer apenas confiança e muita concentração. Mas quem já tem uma base de ioga leva vantagem e pode iniciar o acroyoga a partir de exercícios mais avançados. De qualquer forma, o mais indicado é que iniciantes mesclem algumas aulas de ioga tradicional às acrobacias para estimular respiração e posturas corretas.

Benefícios do acroyoga

O acroyoga trabalha o corpo intensamente, até mais que o ioga tradicional. O praticante adquire consciência do próprio corpo e fortalece todos os músculos e cada membro da dupla se beneficia de formas diferentes: a que fica em cima fortalece principalmente o core e melhora o equilíbrio, já a que fica embaixo se destaca pela força. Além dos benefícios físicos, a técnica fortalece a autoestima e a confiança no parceiro de exercício – por isso a prática é bastante procurada por casais.

Contraindicações

A supervisão de um professor é fundamental para evitar movimentos errados e quedas. Mas se você tem problemas de coluna, nos punhos, labirinte ou pressão alta, é melhor ficar longe da atividade para não apresentar pioras no quadro.

Consultoria: Karina Oliani, médica especializada em medicina e resgate de áreas remotas, de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.