ESTILO DE VIDA

Acessórios para intensificar os exercícios do Pilates

Você não precisa montar uma academia em casa: com alguns acessórios você consegue tornar a prática mais intensa. Veja quais são e invista já!

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Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/08/2016 às 00:23
Atualizado às 21:00

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A versatilidade do Pilates atrai muitos adeptos, no entanto, alguns equipamentos são necessários para tornar os exercícios mais intensos ou dar mais fluência aos movimentos. Não é necessário adquirir um estúdio profissional em casa: alguns aparatos bastam. “Com o uso de acessórios é possível trabalhar diversos exercícios. Dessa forma trabalhamos todos os músculos do corpo, sem nenhum isoladamente em específico”, aponta a fisioterapeuta e instrutora de Pilates Marília Luz Barboni. Confira abaixo em quais você pode investir!

bola de pilates, colchão e halter

Foto Shutterstock.com

Bastão

Facilita a realização de movimentos que exigem equilíbrio. É possível substitui-lo em casa de uma maneira bem simples: um cabo de vassoura com cerca de 1 metro.

Bola de Pilates ou almofada

A bola pode ser adquirida em lojas especializadas e não ocupa muito espaço em casa. Para quem prefere opções caseiras, é possível substitui-la por almofada ou cadeiras almofadadas, que também podem auxiliar na realização dos movimentos. Porém, converse com seu instrutor antes de fazer a troca.

Arco flexível

Uma das principais finalidades desse equipamento é o fortalecimento da musculatura interna da coxa. De acordo com Marília, gestantes se beneficiam bastante de exercícios com o arco, já que, além das coxas, ele trabalha o controle do assoalho pélvico.

Fitas

mulher fazendo exercício de pilates com fita

Foto iStock.com/Getty Images

Úteis em exercícios de alongamentos, podem ser elásticas ou de pano. Alguns exercícios, como os de suspensão, também utilizam o acessório.

Espelho

Treinar de frente para um espelho permite que você observe se está realizando os movimentos de maneira adequada.

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Colchonete

Ele é fundamental, principalmente na realização de exercícios deitados, pois pode evitar lesões nas costas. Para trazer mais comodidade e equilíbrio, o colchonete deve ser firme.

Consultoria Marília Barboni Luz, fisioterapeuta da L&L Espaço Vida ao Corpo, de São Paulo, e instrutora de Pilates