ESTILO DE VIDA

5 alimentos que ajudam a combater a insônia

Algumas substâncias encontradas em determinados alimentos podem combater a temida insônia. Confira 6 opções de alimentos que ajudam na hora de dormir.

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2016 às 19:54
Atualizado às 21:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Uma alimentação saudável, aliada à prática de exercícios físicos e disciplina no horário para dormir, são armas poderosas contra a insônia, ou seja, assim como alguns hábitos podem garantir uma noite de sono mais tranquila, existem alimentos que também podem ajudar a combater a insônia. Confira!

mulher dormindo

Foto Shutterstock.com

1. Banana

É rica em triptofano, aminoácido responsável por unir as vitaminas do complexo B no cérebro, ajudando a formar a serotonina. E, na presença de cálcio, participa da produção de melatonina, substância que auxilia a ter uma boa noite de sono. Por conter grande quantidade de potássio, a fruta é grande aliada dos hipertensos. Além disso, possui boa porção de fibras, o que gera a sensação de saciedade, mantendo a fome longe por mais tempo.

2. Leite

Quente ou frio, um copo de leite é uma boa opção para tomar antes de dormir, já que o alimento é outra fonte de triptofano, o aminoácido que auxilia na formação do hormônio do bem-estar. Além disso, ele possui fósforo e vitaminas A, do complexo B, D e E. Existem razões de sobra para incluí-lo no cardápio, no entanto, a versão desnatadaé a mais indicada, por conter menor quantidade de gorduras.

3. Abacate

Essa fruta é uma excelente opção para uma bela vitamina, além de ajudar a espantar de vez a ansiedade. Isso porque possui nutrientes que controlam os níveis de cortisol, um hormônio ligado à irritação e ao nervosismo. O abacate ainda é riquíssimo em gorduras monoinsaturadas, como o ácido oleico, substância que previne o acúmulo de colesterol ruim (LDL) no sangue e mantém as taxas do bom (HDL) em dia.

4. Maracujá

maracujá aberto

Foto iStock.com/Getty Images

A sua fama de tranquilizante não é à toa. Isso porque a fruta possui alcaloides e flavonoides, substâncias que atuam no sistema nervoso central, ajudando a combater a ansiedade, distúrbios do sono e até mesmo a depressão. Os benefícios não estão concentrados somente na polpa, já que as folhas do fruto também são muito bem-vindas na preparação de chás.

5. Laranja

Frutas cítricas como a laranja carregam consigo vitamina C, diminuindo a secreção de cortisol, hormônio liberado em casos de estresse e ansiedade. Os benefícios da fruta não param por aí. Seu bagaço é rico em fibras, que ajudam o intestino a funcionar regularmente e gerar a sensação de saciedade

Saiba mais:

Quais os benefícios de uma alimentação equilibrada?

Dicas de alimentação para um cérebro sempre jovem

Dicas para aproveitar talos, cascas e sementes dos alimentos

6. Ovo

“Possui cromo, nutriente que combate o estresse, a depressão e a ansiedade. Auxilia no bom aproveitamento do carboidrato quando ingerido, evitando que o indivíduo tenha compulsão alimentar. Rico em colina, nutriente excelente para o bom funcionamento cerebral, assim como a vitamina B12”, afirma a nutricionista Christiane Bergamasco.

Consultoria Christiane Bergamasco, nutricionista