Connect with us

O que você está procurando?

O diabetes pode ser tratado com inúmeros medicamentos e, um deles, apresenta propriedades capazes de prevenir o Parkinson.
- FOTO: PureStockX e DIOMEDIA

Medicamentos para diabetes podem afastar Parkinson

O diabetes pode ser tratado com inúmeros medicamentos e, um deles, apresenta propriedades capazes de prevenir o Parkinson.

Segundo um estudo publicado no periódico científico PLOS Medicine, os medicamentos à base de glitazonas – substâncias que ativam receptores capazes de atuar na redução da resistência à insulina – podem afastar o Parkinson, doença relacionada à dificuldade da coordenação motora.

 

Medicamentos para diabetes pode ajudar no combate ao Parkinson

FOTO: Vinicius Tupinambá/Colaborador

 

Para isso, pesquisadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido, analisaram os registros de cerca de 160 mil pacientes diabéticos. Para serem analisados, nenhum paciente foi diagnosticado com Parkinson no início do estudo, que teve duração entre os anos de 1999 e 2013.

O resultado mostrou uma diminuição de 28% nos casos de incidência do problema nos pacientes que faziam uso das glitazonas, ao contrário daqueles que tomavam outro tipo de medicamento. Além disso, aqueles que trocaram de tratamento durante o estudo não obtiveram o mesmo benefício.

 

 

SAIBA MAIS:

Parkinson: o que acontece no cérebro com a doença?

Chá de erva-mate protege o cérebro

Confira 10 alimentos que combatem o diabetes

 

 

Além dos medicamentos

Além dos medicamentos e procedimentos indicados pelo profissional que acompanha o paciente de Parkinson, também é possível contar com a ajuda de medidas alternativas para melhorar a qualidade de vida e amenizar os sintomas da doença.

“Podemos dizer que os benefícios proporcionados por terapias alternativas, tais como a melhora do humor, redução dos efeitos do estresse, ativação da circulação sanguínea, entre outros, podem indiretamente diminuir os sintomas e até retardar a evolução da doença”, afirma a neurocientista Célia Martins Cortez.

 

Homeopatia: ela procura entender as diferenças peculiares de cada ser, o seu sentir, sua maneira de vivenciar as emoções, os medos, as alegrias e suas predileções. Ou seja, essa técnica pode ser útil para garantir maior bem-estar.

Fisioterapia: o apoio de um profissional que consiga melhorar a coordenação motora do paciente também é indispensável. Assim, procure um fisioterapeuta ou até mesmo um educador físico capacitado para lidar com esse tipo de situação. Essa atitude pode tornar os movimentos dos pacientes mais ágeis e menos complexos.

 

Texto: Paula Santana

Consultoria: Célia Martins Cortez, neurocientista

Advertisement

Estilo de vida

Comprovado: caminhar, pedalar ou até usar transporte público em vez do carro para ir ao trabalho melhora o bem-estar e sua qualidade de vida. Que tal tentar?

Estilo de vida

O chá verde apresenta inúmeros benefícios à saúde, como favorecer o emagrecimento. Contudo, ele também pode atarapalhar a digestão de carboidratos.

Estilo de vida

A melhor prevenção contra diversos tipos de câncer está numa alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, e sem muitos industrializados

Estilo de vida

Quem ingere em excesso alimentos industrializados, como junk food, tende a perder o interesse por alimentos saudáveis, sabia?

Estilo de vida

Confira 5 dicas superlegais para comer bem e, com isso, turbinar sua saúde!

Estilo de vida

O infarto é uma doença preocupante, pois pode levar à morte caso não seja cuidado. E, no inverno, o risco dessa doença aumenta.

Estilo de vida

Sabia que são 371 milhões de diabéticos no mundo, sendo que mais de 13 milhões estão no Brasil? Saiba mais sobre a doença!

Estilo de vida

Começar bem o dia depende da qualidade do seu café da manhã. Saiba o porquê e aprenda a fazer as melhores escolhas nessa importante refeição do seu dia