ESTILO DE VIDA

5 transtornos de personalidade que talvez você não conheça

A personalidade pode ser afetada por alguns transtornos que atingem a mente, alterando, inclusive, a forma de as pessoas se relacionarem.

None
FOTO: iStock e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/09/2016 às 18:37
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Existem diversas doenças que atingem a mente e afetam a personalidade que ainda são pouco conhecidas pelas pessoas, mas merecem atenção, justamente por comprometerem a qualidade de vida não só do paciente, mas também dos parentes e amigos próximos.

Transtorno histriônico, narcisismo e borderline são alguns exemplos de problemas de prejudicam o bem-estar e afetam a personalidade. Conhecer os seus sintomas e suas principais características é uma forma de ajudar no diagnóstico e, com isso, tornar o cotidiano do paciente menos complexo. Pensando nisso, que tal conhecer 5 transtornos de personalidade – um tanto inusitados – que não são tão pela maioria das pessoas?

A personalidade pode ser alterada com a influência de transtornos mentais

FOTO: Shutterstock

Esquizoide

Quando a pessoa apresenta tendência ao isolamento, frieza emocional e falta de interesse nas relações sociais pode ser vítima desse transtorno de personalidade. Além disso, é comum que seja indiferente às críticas ou elogios. Em alguns casos, pode parecer lenta e letárgica, com um discurso monocórdico, tendo tendencialmente um humor negativo.

SAIBA MAIS:

Conheça os 5 principais transtornos alimentares e saiba como tratá-los

Ansiedade pode ser sinal de outros transtornos

Parkinson pode desencadear outros transtornos mentais

Transtorno Obsessivo Compulsivo

O TOC (sigla referente ao transtorno) pode atingir pessoas de todos os grupos étnicos, tanto mulheres quanto homens. O mais comum é que os sinais iniciem durante a adolescência ou no início da vida adulta. Alguns dos sintomas mais recorrentes são o receio de contaminação, a necessidade de lavagem repetitiva, a acumulação de objetos (com dificuldade de se desfazer deles),  a necessidade de ordem ou simetria e impulsos ou pensamentos de ferir, insultar ou agredir pessoas.

Síndrome de Dorian Gray

O personagem que leva esse nome, criado pelo escritor Oscar Wilde, é obcecado com sua aparência e, com isso, faz escolhas impensáveis para manter sua juventude eterna. Para os pacientes com esse distúrbio, a ideia de envelhecimento não é bem aceita e, na busca para se manterem sempre jovens, realizam cirurgias e outros procedimentos estéticos.

Os transtornos de personalidade comprometem o bem-estar

FOTO: iStock e Getty Images

Narcisismo

Esse termo tem sido usado por muitas pessoas como um adjetivo, uma característica de alguém que precisa de atenção constante. Entretanto, o narcisismo é algo mais sério e, justamente por isso, é considerado uma doença que afeta a personalidade. Quem sofre com esse problema acredita ser única e especial e, mesmo sem motivo, costumam se sentir alvos de inveja alheia.

Borderline

Esse transtorno causa, dentre outros sintomas, mudanças rápidas de humor e medo de ser abandonado. Por isso, indivíduos que apresentam esse quadro, normalmente, têm relacionamentos intensos demais e instáveis. Além disso, têm comportamento suicida recorrente e voltado a automutilação.

Consultoria Marco Antonio Abud Torquato Jr, psiquiatra