Connect with us

O que você está procurando?

Incluir peixe no cardápio é sinônimo de mais saúde! O ômega 3 é o nutriente de destaque desse alimento. Veja 5 motivos para inclui-lo no cardápio!
- Foto iStock.com/Getty Images

Conheça 5 benefícios dos peixes para a sua saúde

Incluir peixe no cardápio é sinônimo de mais saúde! O ômega 3 é o nutriente de destaque desse alimento. Veja 5 motivos para inclui-lo no cardápio!

Incluir peixe no cardápio é sinônimo de mais saúde! A grande presença de ômega 3 é o principal motivo desse alimento estar na lista dos funcionais. Esse nutriente é encontrado na camada de gordura boa desses animais, como uma proteção contra o frio. Tanto os peixes de rio como de mar fazem bem ao organismo e o ideal é intercalar esse alimento na dieta, ao invés de evitar carne vermelha e ingerir apenas peixe. “O indicado é consumo de peixe de 2 a 3 vezes por semana, intercalando os outros dias com os outros tipos de carne magra”, reforça a nutricionista Paula Galardo.Veja 5 motivos para consumi-lo!

Peixes, frescos, limão, pimenta, dentes de alho, especiarias

Foto iStock.com/Getty Images

1 – Emagrece

O ômega 3 dos peixes é essencial para regular a queima dos depósitos de gorduras nocivas e controlar o apetite. Dessa forma, ele aumenta o gasto energético e manda a gula para bem longe. Além de, em geral, ser menos calórico que outras fontes proteicas. Para manter as boas propriedades, o ideal é evitar preparos calóricos e frituras.

2 – Previne doenças inflamatórias

“O uso adequado e o equilíbrio dietético/suplementar de ácidos graxos poli-insaturados, como o ômega 3, tem apresentado benefícios comprovados à saúde em várias patologias, entre elas as doenças inflamatórias em geral, como a artrite reumatoide”, informa a nutricionista.

3 – Ajuda o sistema nervoso a funcionar melhor

Além de todos os outros benefícios desse nutriente, o ômega 3 é um ácido graxo que faz parte da composição dos neurônios e é precursor do ácido docosahexaenoico (DHA), que atua ativamente na manutenção do sistema nervoso. Outro bônus é a presença de vitaminas do complexo B, com destaque para a niacina (B3), essencial para o funcionamento eficaz do cérebro.

Leia também:

4 – Melhora o humor

A ingestão regular de ácidos graxos poli-insaturados, ômega 3 e 6, encontrados no peixe colabora com o controle de alterações de humor, assim como a presença das vitaminas do complexo B. “É bom até mesmo contra a depressão”, explica Paula.

5 – Protege o coração

Aveia, alho, azeite, linhaça, vinho tinto, oleaginosas… esses são alguns dos alimentos mais indicados para a saúde cardíaca, além dos peixes de água fria. “Entre as vantagens do pescado está a redução de triglicérides, da pressão arterial e inibição da formação de coágulos”, informa a nutricionista Danielle Toledo. Pesquisas têm associado o consumo de peixes com a diminuição do risco de infarto, uma delas demonstrou que o consumo de peixes gordos uma vez por semana reduziu em 44% a chance de sofrer desse problema.

Advertisement

Estilo de vida

Conheça o novo treinamento que promete definir o corpo rápido e queimar muitas calorias

Estilo de vida

A tosse é um sintoma comum, porém ela pode ser sinônimo de inúmeras doenças pulmonares e o seu tratamento visa tratar a causa. Confira!

Estilo de vida

O chá verde possui inúmeros benefícios para a saúde, que vão desde o cérebro até a aparência externa. Quer mais motivos para consumir? Listamos 5!

Estilo de vida

Além de promoverem saciedade, os shakes são opções práticas para complementar a rotina. Mas você já pensou em inserir café nas preparações? Confira!

Estilo de vida

Trombose e anticoncepcional geram bastante polêmica e muitas mulheres não tomam a pílula por medo. Entenda mais sobre essa relação!

Estilo de vida

Com a ajuda do livro "Você, dona do seu tempo", de Christian Barbosa (Editora Gente), trazemos 16 dicas para você organizar seu dia sem estresse.

Estilo de vida

Como os sintomas da pressão baixa e alta são parecidos, o sal não é recomendado. Então, o que fazer quando se sentir mal? Confira!

Estilo de vida

Apesar de ganhar cada vez mais adeptos, a prática da meditação ainda gera dúvidas. Convidamos dois especialistas para responder 5 questões. Confira!