ESTILO DE VIDA

3 motivos para preferir alimentos assados

Para quem está procurando um estilo de vida mais saudável, optar por alimentos assados em vez de fritos pode ser uma boa alternativa.

None
Foto: iStock/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/08/2016 às 10:57
Atualizado às 14:19

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Não basta selecionar alimentos nutritivos e saudáveis se, na hora cozinhar, você se esquecer de que o modo de prepará-los faz total diferença. De acordo com a nutricionista Elizabeth Machado, “é importante entender as diferentes técnicas de preparo, a fim de optar pelo melhor método e manter o que o alimento melhor também”, diz. Por isso,  escolher abandonar as frituras de vez pode ser uma ótima decisão. Abaixo, indicamos 3 motivos básicos – mas poderosos – para você começar a consumir seus alimentos assados!

Mulher retirando alimentos assados do forno

Foto: iStock/Getty Images

1. Equilíbrio na alimentação

“Assar alimentos pode ser o mais indicado, porque a gordura utilizada será a do alimento, dispensando outra adicional”, esclarece Elizabeth. Além disso, as comidinhas assadas são muito saudáveis, já que conservam grande parte dos nutrientes, ao contrário do que acontece quando fritamos um alimento, que ao ser inserido em óleo quente, acaba eliminando substâncias antioxidantes, tornando-se menos nutritivos.

VEJA TAMBÉM:

5 opções saudáveis para adoçar sem açúcar

Monte seu prato com a quantidade ideal de nutrientes

Como encarar a dieta sem sofrimento

2. Cozinhar fica mais prático

Colocar os alimentos em uma assadeira ou refratário costuma ser prático e rápido, além de ser mais seguro, em especial para quem é iniciante na cozinha, assim não ocorre o contato direto com o fogo e os riscos de acidente diminuem. Para quem não dispõe de muito tempo para o almoço ou jantar, essa é uma ótima opção!

3. O sabor é mais gostoso

A ideia de que alimentos assados perdem o sabor e ficam ressecados é mito. Pelo contrário, é possível assá-los sem mudar a textura ou alterar o gostinho. Uma alternativa é o uso de sacos para assar, que impedem o ressecamento dos ingredientes e conserva a maciez, pois a embalagem não permite que haja perda do líquido e o vapor formado conserva calor para o cozimento. Além disso, você pode regar o alimento – se for uma carne ou um peixe, por exemplo – com molhos leves e não gordurosos – e até suco de laranja – a fim de deixá-lo ainda mais suculento.

Consultoria: Elizabeth Machado, nutricionista docente da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo)