ENTRETENIMENTO

10 curiosidades sobre as Olimpíadas de Antuérpia 1920

As Olimpíadas de Antuérpia 1920 ficaram marcadas pela primeira participação brasileira nos Jogos Olímpicos. Guilherme Paraense foi nosso primeiro campeão.

None
Foto: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2016 às 10:45
Atualizado às 18:10

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As Olimpíadas de Antuérpia 1920 marcaram a primeira participação brasileira nos Jogos Olímpicos. E também nossas primeiras medalhas. Coube ao atirador Guilherme Paraense a honra de ser o primeiro campeão olímpico brasileiro. Confira essa e outras curiosidades sobre a histórica edição.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

VEJA TAMBÉM

10 Curiosidades sobre as Olimpíadas de Estocolmo 1912

10 Curiosidades sobre as Olimpíadas de Londres 1908

Curiosidades sobre as Olimpíadas de St. Louis 1904

  1. A viagem dos 21 atletas brasileiros foi realizada a bordo do Curvello, navio cedido pelo Governo Federal. A jornada durou quase um mês e, ao chegarem à Ilha da Madeira, os brasileiros foram informados que só estariam na Bélgica duas semanas após o início das provas. Roberto Trompowski, chefe da delegação não teve dúvida: desceu em Lisboa e conseguiu junto ao consulado passagens de trem para Paris, de onde os atletas seguiram para Antuérpia a tempo de competir.

  2. A equipe de tiro foi o grande destaque do Brasil e responsável pela conquista de nossas primeira medalhas olímpicas. Nem mesmo a desgastante viagem e o roubo das armas dos competidores brasileiros conseguiram minar a vontade da equipe formada por Guilherme Paraense, Afrânio Costa, Dario Barbosa, Fernando Soledade e Sebastião Wolf. Com armas emprestadas dos norte-americanos, os brasileiros trouxeram três medalhas: ouro (Paraense), prata (Afrânio) e o bronze por equipes.

  3. A equipe brasileira de polo aquático, contra todos os prognósticos, eliminou a França, após empate em 1 a 1 no tempo normal e goleada de 5 a 1 na prorrogação. Nas quartas-de-final, porém, perdeu por 7 a 3, para a Suécia. Além de sofrerem com a baixa temperatura da água, cinco atletas do time brasileiro também competiram no remo e na natação.

  4. Alemanha, Áustria, Hungria, Bulgária e Turquia foram proibidas de participarem, em virtude de suas posições (e ações) durante a Guerra. Por outro lado, se as lembranças dos horrores do conflito ainda estavam bem vivas e até motivaram algumas disputas não muito leais, é consenso até hoje entre historiadores que os Jogos de Antuérpia 1920 ajudaram os europeus a recuperarem um pouco de sua autoestima.

  5. Depois de oito anos sem Olimpíadas, o COI, ainda com Pierre de Coubertin à frente, esforçou-se por lançar algumas novidades. A famosa bandeira olímpica com os cinco anéis coloridos representando os continentes foi hasteada pela primeira vez em Antuérpia 1920.

  6. Os Jogos de 1920 também marcaram a inauguração do sistema de indicação dos atletas exclusivamente pelos Comitês Nacionais. Até então era permitido a associações esportivas inscreverem competidores.

  7. Nas competições, os EUA mostraram sua supremacia pela quarta vez até então. Só nas provas de tiro e atletismo, os norte-americanos levaram 21 ouros, o que já seria suficiente para superar todos os demais concorrentes.

  8. Outro destaque foi a equipe de atletismo da Finlândia, que levou nove ouros, mesmo número obtido pelos EUA, e revelou Paavo Nurmi, que mais tarde seria considerado um dos maiores corredores de todos os tempos. Já os donos da casa destacaram-se no arco e flecha, modalidade em que conseguiram nada menos que oito medalhas de ouro.

  9. Com apenas 14 anos, 1,40m de altura e 29kg, a norte-americana Aileen Riggin tornou-se uma das mais jovens campeãs olímpicas da história, ao ficar com o ouro nos saltos ornamentais. O atirador sueco Oscar Swahn, por sua vez, tinha 72 anos e conquistou a prata por equipes e é até os dias de hoje o medalhista olímpico mais idoso de todos os tempos.

  10. Pela primeira vez algumas provas foram disputadas fora dos limites da cidade sede. As partidas eliminatórias do futebol foram realizadas nas cidades de Saint Gillis e Gant, enquanto as provas do iatismo foram disputadas na cidade de Ostend, onde não foram totalmente finalizadas. O desfecho da competição nessa modalidade se deu em Amsterdan,