ENTRETENIMENTO

8 fatos sobre o corpo embaixo d’água

Descubra o que acontece com o seu corpo quando fica embaixo d'água em 8 curiosidades! São 8 dúvidas que podem ajudar você a entender melhor sobre o assunto.

None
FOTO: IStockphotos.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2016 às 11:38
Atualizado às 18:10

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Descubra o que acontece com o seu corpo quando fica embaixo d’água:

1 -Nós não conseguimos respirar embaixo da água porque os pulmões são treinados para absorver apenas o oxigênio do ar.

2 -Ao mergulhar para o fundo da piscina, a pressão da água pressiona o tímpano, que se curva para manter o equilíbrio no ouvido e provoca uma leve dor.

pessoa nadando

3 -A resistência da água é 1214 vezes maior do que a do ar, por isso, é bem difícil tentar se mexer no fundo da piscina.

4 As trocas de calor embaixo da água acontecem cinco vezes mais rápido do que fora dela. Para manter a temperatura do corpo, o metabolismo aumenta e produz até 100% mais energia.

5 Ao passar muito tempo na água, o corpo é estimulado a produzir mais urina, por isso, a vontade de fazer xixi vem mais rápido quando estamos na piscina.

6 – Quando estamos imersos, ocorre a diminuição da água corporal. Com isso, a necessidade de repor líquidos aumenta e dá mais sede.

garota saindo da piscina

7 – A água tem um efeito relaxante sobre o corpo. O sistema nervoso é regulado automaticamente para repousar quando está imerso na água.

8 – A super-hidratação das camadas da pele causam o enrugamento das pontas dos dedos e da sola dos pés, regiões com grande quantidade de células mortas que não se hidratam igualmente.

Veja também
5 fatos sobre os oceanos
Veja mitos e verdades sobre o cérebro
Como a ansiedade se reflete no corpo humano

Você sabia?

Submerso é o corpo que se encontra totalmente abaixo da superfície da água e imerso é aquele que tem uma parte embaixo e outra parte fora da água.

garoto submerso

Texto: Bárbara Morasco/ Colaboradora Revisão: Jessica Mobílio