Connect with us

O que você está procurando?

A velhice dos cães e gatos é revestida por mitos e curiosidades. Pensando nisso, sanamos todas as suas duvidas consultando uma veterinária.
- Foto: reprodução/Pexels.com

Mitos e verdades sobre a velhice de cães e gatos

A velhice dos cães e gatos é revestida por mitos e curiosidades. Pensando nisso, sanamos todas as suas duvidas consultando uma veterinária.

A idade chega para todos. Inclusive, para os nossos amiguinhos. Por isso, conversamos com uma veterinária para tirar todas as suas duvidas sobre a velhice dos seu bichinho e para te ajudar a encarar essa fase.

Na velhice, eles ficam cegos?

Verdade: “normalmente, animais idosos desenvolvem a catarata, sendo mais frequente em animais de pequeno porte do que nos de grande porte”, adverte a médica Adriane Heiko Tomimassu. Mas, atualmente, existem cirurgias para correção da catarata, nas quais o animal volta a enxergar normalmente. O melhor é consultar um especialista.

Não correm mais?

Mito: “correm sim”, garante Adriane. Se o animal, apesar da idade, não apresentar nada que o impeça de correr, como excesso de peso, problemas articulares, de coluna ou cardíacos, pode correr e se exercitar sem problema algum. “É importante que continuem com as atividades físicas, como correr e jogar bola, mas claro, devem ser adaptadas à terceira idade. Você pode jogar a bolinha para o seu cão, mas é mais prudente jogá-la mais perto e menos vezes”, ensina.

Caem os dentes?

Mito: “se o dono do cão ou gato fizer a higiene bucal de seus animais com freqüência, ou seja, escovação diária ou pelo menos 3 vezes por semana, não irá formar o tártaro, impedindo a queda precoce dos dentes devido a doença periodontal”, continua. Ela sugere que, pelo menos 1 vez ao ano, o animal passe por uma avaliação odontológica, feita pelo veterinário.

Perdem os pelos?

Mito: “mesmo cães e gatos idosos não tendem a ficar sem pelos”, afirma a veterinária. Normalmente, a falta de pelos pode estar associada a um problema hormonal, dermatite ou até mesmo falta de nutrientes na alimentação.

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Essa doença é um problema de saúde que requer alguns cuidados, inclusive nos animais. Veja como prevenir o diabetes em cães

Estilo de vida

Uma pesquisa desenvolvida pelo Developmental Psychology mostrou que as crianças que quebram regras têm maiores salários no futuro, já que são competitivas

Estilo de vida

Crianças podem se tornar agressivas e os pais tem que encontrar a maneira ideal de agir diante dessa situação. Confira como impor limites as crianças:

Estilo de vida

Ambas as famílias devem sempre agregar afeto no relacionamento a dois. Mas nem sempre as coisas são fáceis como gostaríamos

Estilo de vida

Se você se sente inchada e, por mais que coma bem, a balança parece não diminuir os ponteiros, isso pode ser culpa da retenção de líquido!

Estilo de vida

Existe uma série de receitas veganas que podem ser incorporadas ao dia a dia respeitando as necessidades de quem é adepto. Confira!

Estilo de vida

Chega de guerra contra a balança! Confira um cardápio completo com a dieta da sopa detox, que ajuda você a perder peso de uma maneira fácil e muito gostosa!

Estilo de vida

Você sabia que além de ser livre de glúten, a goma ainda é menos calórica que o pão? Aprenda a preparar receitas saudáveis com tapioca e tenha mais saúde!