Connect with us

O que você está procurando?

Sabe quando seu filho discorda de tudo o que você fala? Ele pode estar sofrendo de Transtorno Opositivo Desafiador! Entenda o que é!
- FOTO: Shutterstock Seu filho desafia você? Ele pode estar sofrendo desse transtorno

Transtorno Opositivo-Desafiador: entenda o que é!

Sabe quando seu filho discorda de tudo o que você fala? Ele pode estar sofrendo de Transtorno Opositivo Desafiador! Entenda o que é!

O desenvolvimento da personalidade das crianças é marcado, principalmente, pela fase em que elas discordam dos pais. Você diz uma coisa, seu filho faz outra. Vocês conversam, ele entende por que o que ele fez é errado e pronto, problema resolvido. Até aí é normal. O problema surge quando a criança desafia os pais de maneira praticamente incontrolável: impaciência frequente, desafios, recusa ao receber regras, implicância e guardar rancores e desejo de vingança são alguns dos sintomas do Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), problema que atinge entre 6% a 11% das crianças.

criança tapando os ouvidos

FOTO: Shutterstock Seu filho desafia você? Ele pode estar sofrendo desse transtorno

Causas e tratamento do Transtorno Opositivo Desafiador

Ele é mais comum em crianças com autismo ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), mas os motivos podem envolver inúmeros fatores, como genética e ambientes permissivos, sem limites impostos pelos pais. “Os sintomas surgem a partir dos 4-5 anos, podendo persistir por toda a vida. Existem escalas de avaliação que ajudam a orientar no processo de diagnóstico”, explica o neuropediatra Clay Brites. Quando não tratado, o quadro pode evoluir para outro distúrbio, conhecido como Transtorno de Conduta na Adolescência (TCA), caracterizado pelo comportamento antissocial. Então, para evitar esse desenvolvimento, é importante começar o tratamento o quanto antes − ao perceber que seu filho está desafiando você além do normal, procure um psiquiatra ou psicólogo. “Para os casos de TOD, o tratamento é multidisciplinar e envolve medicações, psicoterapia de manejo parental, suporte escolar e estratégias psicoeducativas”, afirma Brites

Para diminuir a ansiedade

Que tal utilizar a técnica de antecipação? Ela consiste em familiarizar a criança com fatos futuros. Quando a criança se depara com alguma situação nova, ela busca memórias para saber se aquela situação é perigosa ou não. Por exemplo: se você pretende mudar seu filho de escola, leve-o para conhecer o local e as pessoas, assim, quando ele chegar, já estará acostumado com o lugar. É importante também ressaltar os pontos positivos do comportamento das crianças, estimulando-a a agir daquela maneira.

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Veja como conseguir que seu filho durma durante toda a noite, além de dicas que ajudam você a melhorar a qualidade de sono do bebê!

Estilo de vida

Separamos as principais informações sobre a melhor maneira de iniciar essa conversa delicada sobre drogas com a criança ou o adolescente. Venha ver!

Estilo de vida

Vai subir ao altar, mas a grana está curta? Aprenda a fazer uma festa de casamento econômica e surpreenda seus convidados!!!

Estilo de vida

Aprenda a fazer uma linda bailarina de feltro, é superfácil. Essa bonequinha pode inspirar a sua pequena dançarina ou fazer você ganhar uma graninha!

Estilo de vida

Que tal aprender a fazer e a embalar bem-casados? Eles são tradicionais e ótimas lembrancinhas de casamento ou nascimento.

Estilo de vida

O bordado livre está em alta de novo! Sabia que é possível fazer acessórios utilizando a técnica? Veja o passo a passo de um pingente de cacto supermoderno!

Estilo de vida

Faça você mesma esse lindo bolo fake de princesa! Você pode usar na decoração das suas festas, alugar para vários clientes ou até vender!

Estilo de vida

Entregue aos convidados do seu casamento esse lindo chaveiro de noivinhos de feltro. É superfofo, fica baratinho e você mesma pode fazer!