Connect with us

O que você está procurando?

Um estudo da Academia Americana de Neurologia comprovou algo que muitos já sabiam: mães dormem menos que os pais. Entenda o resultado da pesquisa
- Mulheres com filhos dormem menos, aponta estudo. Foto: Istock

Mulheres com filhos dormem menos que os homens, diz estudo

Um estudo da Academia Americana de Neurologia comprovou algo que muitos já sabiam: mães dormem menos que os pais. Entenda o resultado da pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Neurologia apontou o que muitas mães e avós já sabiam: mulheres com filhos dormem menos. Os homens, por outro lado, não têm sua quantidade de horas de sono tão influenciada pela presença de crianças na casa.

O resultado da análise, que entrevistou aproximadamente três mil mulheres, comprovou que um dos principais fatores associados a redução das horas de sono é a presença de crianças na casa, sendo que para cada uma, o número aumenta em 50% as chances de dormir menos. Os homens, quando questionados, mostraram-se não se sentirem afetados.

Mulher com cara de cansada segurando um bebê. Mulheres com filhos dormem menos

Mulheres com filhos dormem menos, aponta estudo. Foto: Istock

“Nosso estudo mostrou que as mulheres não estão dormindo o suficiente e também dizem se sentir cansadas ao longo do dia”, afirma a autora do estudo Kelly Sullivan.

A pesquisa avaliou o hábito de dormir de 5805 pessoas nos Estados Unidos, levando em consideração características como idade, renda, sexo, estado civil, número de filhos e/ou crianças presentes na residência, entre outros fatores que podem afetar o sono. O questionário abordava perguntas sobre a quantidade de horas que os entrevistados dormiam e quantos dias se sentiam exaustos durante o último mês.

Cerca de 62% das que não têm filhos afirmam conseguir dormir no mínimo sete horas por dia, enquanto que 48% das mulheres que são mães responderam o mesmo número de horas. O mesmo preceito foi observado na quantidade de dias em que as mães se sentem cansadas, sendo estas 14 por mês, e as sem crianças, apenas 11.

“É importante entender o que está impedindo as pessoas de dormirem o quanto precisam para que a gente possa trabalhar por uma saúde melhor”, explica Kelly. O estudo ainda provou que dividir as tarefas de casa é a melhor opção para a saúde da mulher e uma família mais preparada.

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Notícias

O Dia Internacional da Mulher esse ano terá mobilizações em todo o país pedindo por uma "greve das mulheres"; entenda mais sobre esse protesto

Estilo de vida

Há vários tipos de alergias, que envolvem pele, respiração e olhos. Entenda o que é alergia e como ela ocorre no organismo

Estilo de vida

Algumas das particularidades causadas pela Síndrome do X-Frágil são os problemas no aprendizado e comportamento e a deficiência intelectual.

Estilo de vida

O avocado é uma variedade de abacate que surgiu na Califórnia. Afinal, você sabe quais as diferenças entre avocado e abacate?

Estilo de vida

A hipertensão é um problema que afeta mais de 30 milhões de brasileiros. Saiba quais são as consequências da hipertensão na gestação.

Estilo de vida

Ao contrário do que muitos pensam, a depressão pode ser desencadeada na infância e na adolescência. Insatisfação corporal e social são as principais causas

Estilo de vida

Conhecida como o mal do século, a depressão pode causar muito prejuízo à vida do paciente se não tratada. Saiba mais sobre esse quadro

Estilo de vida

Muitos estudos científicos publicados sustentam que o vício em internet realmente existe e se relaciona com o mau uso dos dispositivos digitais.